Polícia

Condenados por homicídio são presos por agentes da Polinter

Um dos crimes ocorreu em 2000; vítima de 61 anos foi estrangulada e esfaqueada sete vezes nas costas

Agentes da Polícia Interestadual (Polinter), com o apoio logístico da Delegacia-Geral de Polícia Civil, cumpriram esta semana dois mandados de prisão preventiva contra condenados por homicídio. Os trabalhos foram conduzidos pelo titular do órgão, delegado Juracir Rocha.

Segundo a polícia, o primeiro mandado foi cumprido na manhã de quinta-feira, 17, contra Adenilson Santos da Silva, apelidado de “Nilson”, de 40 anos. Ele foi condenado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Boa Vista à pena de 14 anos em regime inicial fechado por homicídio doloso qualificado por motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.

O crime ocorreu em 22 de junho de 2000, no bairro Pintolândia. Segundo inquérito do caso, Nilson e outro comparsa premeditaram a morte de Ari Barroso César, que tinha 61 anos. O homicídio teria sido praticado em razão de a vítima tê-lo xingado.

Os criminosos invadiram a residência de Ari, enquanto ele dormia. Na sequência, o estrangularam com uma corda e o mataram com sete facadas nas costas. O corpo dele foi encontrado em estado de putrefação cerca de uma semana depois.

Já a segunda prisão foi cumprida sexta-feira, 18, contra o agricultor Raul Moreira dos Santos, 46 anos. Ele foi encontrado em um sítio localizado na Vicinal 2 do Travessão do Itã, na Vila Itã, município de Caracaraí. Ele é sentenciado pela Vara Criminal à pena de cinco anos em regime semiaberto por lesão corporal seguida de morte, cometida em 31 de março de 2009.

No dia do crime, Raul Moreira estava sob efeito de bebida alcoólica e acabou discutindo com o vizinho Raimundo Nonato de Lima, 47 anos. Após ser agredido nas costas com golpes de terçado, ele foi em casa, pôs uma faca na cintura e voltou à residência da vítima, com a qual iniciou nova discussão. O atrito entre eles resultou em luta corporal, seguida de um único golpe no abdômen, suficiente para causar a exposição de vísceras e a consequente morte de Raimundo Nonato.

Ambos os presos colaboraram com as medidas policiais e foram encaminhados para exames de integridade física no Instituto Médico Legal (IML), sendo conduzidos, em seguida, para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).

A Polícia Civil reforça que quem tiver informações que possam levar ao paradeiro de foragidos da Justiça, pode denunciar por meio dos telefones 190, 197 e (95) 99142-9017, diretamente com a Polinter, sendo assegurado o anonimato da fonte.