Saúde e Bem-estar

Confira dicas para consumir menos açúcar no dia a dia

O consumo desenfreado pode aumentar as chances de obesidade, doenças cardíacas e outras complicações

O consumo exagerado do açucar em alguns alimento fazem mal a saúde, mas como diminuir a ingestão dele na rotina alimentar? Pode ser mais fácil do que você imagina. Confira algumas dicas simples que podem ajudar em manter uma rotina mais saudável.

Comece pela manhã

Tente diminuir a quantidade de açúcar que você coloca no seu café. Não reduza de maneira drástica, pois seu corpo pode sentir e o sabor não será tão agradável. Faça isso aos poucos.

Uma ótima dica é usar a canela no lugar do açúcar comum. Se o seu paladar se adaptar bem a ela, a canela pode e deve ser usada diariamente, pois tem propriedades termogênicas que fazem bem à saúde.

Pare com o hábito de tomar refrigerante

Pode ser diet ou normal. O fato é que consumir qualquer tipo de refrigerante faz mal para a saúde, contribuindo com o ganho de peso e aumentando a ansiedade, além de causar diabetes.

Para se ter uma ideia, apenas uma lata de Coca-Cola contém 39 gramas de açúcar, que é mais do que a dose diária recomendada para uma pessoa. Mesmo a versão diet, que é sem açúcar, tem alto teor de sódio, que também causa problemas de saúde. Evite tomar qualquer tipo de refrigerante!

Coma algo saudável antes de ir ao supermercado

Pode até parecer engraçado, mas essa dica tem fundamento. Segundo uma recente pesquisa norte americana, comer uma fruta antes de ir ao supermercado, pode fazer com que a pessoa compre 25% mais frutas e legumes do que normalmente faria.

Menos alimentos açucarados no seu carrinho de compras significa que haverá menos quantidade de açúcar dentro sua casa e, consequentemente, no seu corpo. Pense nisso e faça esse experimento!

Leia os rótulos dos alimentos

Além de fugir da zona de perigo dos supermercados, que são aqueles corredores lotados de guloseimas açucaradas, passe a ler os rótulos dos alimentos. Alguns têm baixa quantidade de sódio, mas têm alta quantidade açúcar em sua composição.

Um bom exemplo é o famoso ketchup. Seu sabor é admirado pela maioria das pessoas, mas ele contém grande quantidade de açúcar em sua fórmula. Que tal inovar e trocá-lo pela mostarda, que é muito mais saudável?

Prefira sempre as frutas frescas

Se você tiver a opção de escolher, prefira as frutas frescas ao invés das frutas secas. Ambos os tipos possuem praticamente os mesmos benefícios, mas ao desidratar um alimento, a quantidade de açúcar fica mais concentrada.

Por exemplo, uma xícara de uvas contém 15 gramas de açúcar e cerca de 60 calorias. Já uma xícara de uvas passas contém 98 gramas de açúcar e quase 500 calorias. São pequenos detalhes que fazem a diferença na sua saúde.

Pode até não ser fácil consumir menos açúcar no dia a dia, pois os alimentos doces são realmente uma delícia. Mas alguns cuidados e pequenas mudanças de hábitos podem fazer você correr menos riscos de ter doenças no futuro.