Cultura

Confira editais para bolsas de estudos internacionais

Quem nunca pensou em fazer as malas para fazer um intercambio?  Anualmente, governos de diversos países oferecem bolsas de estudo a estudantes de todas as partes do mundo. Algumas delas são destinadas especificamente a brasileiros. A maioria das oportunidades é para quem quer continuar os estudos e fazer uma pós-graduação.  O número de vagas oscila a cada ano, assim como as exigências e o número de pessoas que se candidatam de acordo com cada processo seletivo. Confira algumas bolsas que estão com as inscrições abertas:

ONU oferece bolsa para curso em direito internacional no Chile

Algumas das bolsas de estudo são destinadas especificamente a brasileiros (Foto: Divulgação)

As Nações Unidas (ONU) oferecem bolsas de estudo no âmbito do Programa da ONU de Assistência ao Ensino, Estudo, Disseminação e Ampla Apreciação do Direito Internacional. O Curso Regional das Nações Unidas em Direito Internacional para a América Latina e o Caribe é organizado pela Divisão de Codificação do Escritório das Nações Unidas de Assuntos Jurídicos, em cooperação com o governo do Chile e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

O curso será realizado nas instalações da CEPAL em Santiago, de 29 de abril a 24 de maio de 2019, em inglês, e receberá até 25 participantes, com ou sem bolsa. As candidaturas serão aceitas até 18 de janeiro. Para se inscrever é necessário ter experiência em direito internacional e o candidato também deve comprovar que tem inglês fluente falado e escrito.

Global-MINDS: Mestrado em psicologia em Portugal com bolsa integral

A maioria das oportunidades é para quem quer continuar os estudos e fazer uma pós-graduação (Foto: Divulgação)

Quer fazer um mestrado em psicologia na Europa? Esta pode ser a sua chance para estudar em vários países sem pagar nadinha! O Global-MINDS é mais um programa com bolsas do Erasmus+. Desta vez com possibilidade de estudar em Portugal, na Polônia, na Noruega, na Turquia e na Irlanda. As inscrições vão até o dia 20 de janeiro.

O curso tem duração de dois anos e as aulas são todas em inglês. No primeiro ano (1º e 2º semestres), as aulas são em turno integral em duas instituições diferentes (Portugal ou Polônia no 1º semestre; Noruega, Turquia ou Irlanda no 2º).

No 3º semestre, os estudantes irão realizar um estágio em uma organização ou empresa associada a uma das universidades. O último semestre do mestrado em psicologia na Europa será dedicado à conclusão da dissertação e o aluno poderá escolher em qual das instituições vinculadas irá ficar.

Bolsas para mestrado na Finlândia da Universidade de Turku

O número de vagas oscila a cada ano, assim como as exigências e o número de pessoas que se candidatam (Foto: Divulgação)

A Universidade de Turku está recebendo candidaturas para seus programas de bolsas para mestrado na Finlândia. Há diferentes tipos de benefício e é possível se candidatar até o dia 31 de janeiro.

Os cursos disponíveis na instituição de ensino superior finlandesa são muitos e nas mais diversas áreas: biotecnologia, ciências sociais e humanas, direito, matemática, medicina e economia. A instituição de ensino possui três categorias de bolsas para mestrado na Finlândia, Bolsa integral com cobertura total das taxas universitárias por 2 anos;Bolsa parcial com cobertura de 50% das taxas por 2 anos; e Bolsa total no segundo ano de mestrado para estudantes de excelente desempenho no primeiro ano.

Universidade Columbia dá bolsas para programa em jornalismo em Nova York

Editais dão oportunidade a estudantes brasileiros estudarem no exterior (Foto: Divulgação)

Estão abertas até o dia 31 de janeiro as candidaturas para o Programa Knight-Bagehot em Jornalismo Econômico e Empresarial. O programa oferece 10 bolsas para jornalistas em Nova York para participarem de um curso sobre economia e negócios na Universidade de Columbia.

O curso da Faculdade de Pós-Graduação tem duração de um ano e é voltado para profissionais (contratados ou freelancers) com pelo menos quatro anos de experiência. As bolsas incluem isenção na taxa de matrícula e um total de 60.000 dólares de salário. Os bolsistas do curso de jornalismo em Nova York poderão conseguir também acomodação junto à universidade.

Mais informações: https://partiuintercambio.org