Cultura

Confira programação da Igreja Católica para Semana Santa

Cristãos realizam programação completa com missas e procissões até o domingo, 21

Para lembrar a época da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo, tradicionalmente a Igreja Católica realiza uma programação completa com a realização de missas e procissões durante a Semana Santa. Em Boa Vista, a programação desta sexta-feira, 19, conta com a 10ª Encenação da Paixão de Cristo.

O evento se inicia a partir das 18h no palco Aderbal Ferreira Rocha, na Praça Germano Sampaio, no bairro Pintolândia, feita pelos jovens da Área Missionária São Raimundo Nonato. Pouco mais cedo, às 15h, também acontece a celebração da “Paixão e Morte do Senhor” na Igreja Catedral.

O padre Paulo Mota afirma que a Semana Santa é especial para a comunidade católica todos os anos, quando o cristão é chamado para viver a introspecção da fé. “É um momento de olhar para dentro do seu coração, da vida e clamar para o Senhor que possa continuar cuidando de nós, na nossa caminhada”, explica.

Para o padre, os três dias de celebração, conhecido como Tríduo Pascal, são de grande importância para a comunidade católica por serem um símbolo da ceia do Senhor, a crucificação de Cristo quando Jesus assume os pecados da humanidade mesmo com a ameaça de morte.

“Pedimos que a população esteja conosco neste período de celebração, mas que também celebre a Semana Santa na sua casa, junto com a sua família e tenha esse momento espiritual. É importante se reunir e orar junto. Para nós, cristãos, o momento é de cuidar da nossa fé e da nossa esperança”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO – As celebrações da Igreja Católica se iniciaram com a Celebração dos Ramos nos dias 13 e 14 de abril. Na terça-feira, 16, ocorreu a missa Bênção dos Santos Óleos e na quarta-feira, 14, a Celebração Penitencial.

Na Sexta-Feira Santa, 19, a Via Sacra foi realizada a partir das 05h30 na Igreja São Francisco para a Igreja Nossa Senhora da Consolata, que atraiu um grande número de fiéis. Já por volta das 11h da manhã ocorreu a Oração das Sete Palavras na Cruz, na Igreja Matriz.

A programação continua neste sábado, 20, com a missa da Vigília Pascal na Igreja Catedral a partir das 19h30. No domingo, 21, a Missa da Ressurreição do Senhor acontece nas igrejas Menino Jesus, às 07h30; São Sebastião, às 08h; Catedral às 09h30 e às 19h30; e na Matriz às 11h e às 18h.