Política

Congresso abre ano legislativo amanhã com pautas polêmicas

Reforma da Previdência, mudanças no Código Penal e sabatina de novo ministro do Supremo Tribunal Federal estarão na pauta de votação

O novo ano de trabalho dos políticos roraimenses, que começa nesta semana, promete ser intenso. Os parlamentares retornam com uma densa pauta de assuntos, projetos e reformas a serem discutidos e votados. No Congresso Nacional, a sessão solene de 2017 terá início nesta quinta-feira, 2, às 16h, no Plenário da Câmara dos Deputados. A condução dos trabalhos caberá ao presidente do Congresso e do Senado, eleito no dia anterior.

A sessão tem início com a mensagem enviada pelo Executivo ao Poder Legislativo, na qual o presidente da República fala das expectativas e planos para o ano e das parcerias que podem ser feitas com os demais Poderes. Para 2017 a expectativa é de que a mensagem de Temer (PMDB) com foco das reformas que já foram enviadas ao Congresso e que ainda dependem de aprovação, como é o caso da Reforma da Previdência.

O deputado federal Édio Lopes (PR) disse que, apesar das turbulências políticas que o momento apresenta, tem uma boa expectativa para o ano que inicia no Congresso. “Não há nenhuma dúvida de que a reforma da Previdência ocupará lugar de destaque permanente na agenda nacional. Possivelmente uma reforma fiscal, há muito reclamada, poderá ocupar também grande parte das atenções dos parlamentares e sociedade brasileira”, disse.

O deputado Hiran Gonçalves (PP) acredita que a votação da presidência da Casa é o tema do momento. Ele comentou que seu partido fechou com o candidato Rodrigo Maia e disse que está sendo construído um boco parlamentar para dar suporte ao governo. “Temos debates importantes e o governo quer entrar com força para aprovarmos reformas importantes para o país. Estamos construindo um bloco com mais de 300 deputados e a candidatura dele está muito bem”, frisou.

O deputado Jhonatan de Jesus (PRB) afirmou que, assim que a Casa voltar, o primeiro passo será a eleição da Mesa Diretora. “O partido definiu que vai apoiar Rodrigo Maia e vamos seguir orientação do partido.

Esperamos que as medidas enviadas para a Câmara melhorem a crise no país. Assim vamos gerar mais emprego e oportunidades, que é o anseio da população em geral. A expectativa primordial é que possamos corrigir os erros da reforma previdenciária e retirar os agentes policiais do texto”.

A deputada Shéridan (PSDB) acredita que o Congresso retoma os trabalhos com o intenso desafio de garantir avanços econômicos que retirem o país dessa grande crise. “Este deve ser um ano de esperança para vencermos as dificuldades que 2016 nos colocou. Várias serão as matérias importantes a serem discutidas e votadas: o pacote microeconômico, a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e também a grande expectativa que tenho de avançarmos na tão necessária Reforma Política. As reformas são essenciais para consolidar a estabilidade da moeda e promover o crescimento do país”, frisou.

Para a parlamentar, o  ano será movimentado. “O Brasil tem pressa. Como representante do meu Estado, reforço meu compromisso de sempre ouvir os anseios e estar ao lado do povo de Roraima e do Brasil nessas discussões, independentemente de interesses partidários”.

No Senado, além das votações de projetos que já passaram pela Câmara Federal, como a Reforma do Código Penal e o “pacote anticorrupção”, há uma preparação para discutir assuntos que abrigarão a Casa em 2017.