Cultura

Conheça a nova massa de modelar que é febre nas redes sociais

A meleca viscosa virou febre entre os jovens e possui as mais diversas receitas

Amaciante, espuma de barbear, corante, água boricada, cola branca e bicarbonato de sódio esses são alguns dos ingredientes para fazer o ‘Slime’, que em inglês quer dizer, literalmente, lodo ou coisa pegajosa. 

A meleca viscosa virou febre entre os jovens e possui as mais diversas receitas. Extremamente maleável, a massa pode ser moldada e esticada em diversos formatos quantas vezes você quiser. A estudante Ana Thainá Braga Barbosa de onze anos, é uma dessas que adora a nova brincadeira, e resolveu empreender e vender as massas que produz para os amigos da escola.

Autora do instagram @slimesbv, ela ensina pelo canal a como fazer a ‘meleca’ e até revende para todo o país, mas segundo a estudante, a maior graça da brincadeira é você mesmo preparar a receita do Slime.

“A primeira vez que eu vi o slime foi quando uma amiga levou para a escola e eu tive o primeiro contato, então fui buscar no youtube como fazer, e tem os mais diversos tipos. Minha tia me deu uma ‘soft clay’ que é um dos ingredientes usados na receita, então eu comecei a fazer e revender. É muito divertido”, explicou a jovem.

No Instagram, são milhares de hashtags desde tutoriais até vídeos com misturas com pequenos objetos como miçangas e lantejoulas. “Com o corante, você pode fazer com as mais diversas cores, e fica muito bonito, mas o mais gostoso é ‘colocar a mão na massa’, até os adultos gostam”, diz.

Encontrinho

Para quem quer conhecer o slime e aprender como se faz, ela se reúne nesse sábado em um ‘encontrinho’ para trocar ideias com quem gosta do novo ‘brinquedo’. O evento ocorre na Av. Glaycon de Paiva, 334 – Centro. A partir das 14h com entrada Franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 98129 3331

O que é uma slime?

“Slime” é o nome estrangeiro para o brinquedo “geleca” ou “amoeba”. Pode ser usado como brinquedo infantil ou para desestressar, apertando e brincando com ela.

Do que é feita uma slime?

Slime é feita de cola e um ativador, que pode ser tanto bórax diluído em água, quanto bicarbonato de sódio e água boricada.

É tóxico?

Não, não é tóxico. Em muitos lugares, é dito que bórax é prejudicial à saúde, porém apenas em grandes quantidades. Uma quantidade tão pequena quanto a contida numa slime não é prejudicial, porém não é recomendado para crianças pequenas e mulheres grávidas. Nesses casos, posso recomendar as slimes de base branca que não são ativadas diretamente com o bórax.

É comestível?

Infelizmente não. Apesar de algumas slimes terem cheirinhos deliciosos, slimes NÃO são comestíveis.

É recomendado para quais idades?

Eu recomendo para todas as idades a partir dos 5 ou 6 anos de idade. Como mencionado acima, as slimes podem ter cheirinhos e aparência muito apetitosos, e talvez uma criança muito pequena não saiba diferenciar o brinquedo de um alimento, por isso não recomendo. Fora isso, qualquer idade, 7 ou 70, vai se divertir com as slimes!

É lavável?

SIM! É lavável!Slime é feita de cola que contém PVA, que é diluível em água, portanto é possível lavar a slime dos tecidos e das mãozinhas sem se preocupar com manchas e canos entupidos! Chega de roupas, toalhas e tapetes perdidos pra todas as gelecas!!!

Serviço:

Encontrinho

Data: 1° de setembro

Local: Av. Glaycon de Paiva, 334 – Centro

Hora: 14h às 16 horas

Entrada: Franca

Informações: 98129 3331