Saúde e Bem-estar

Conheça hábitos que auxiliam a saúde dos olhos

O número de pacientes com cegueira no mundo aumentou de 30,6 milhões para 36 milhões no período de 1990 e 2015, de acordo com uma pesquisa realizada pela revista médica “Lancet”. No mundo, o número de portadores de algum tipo de deficiência visual, de moderada a grave, passou pelo significativo crescimento de 36%. Atualmente, 217 milhões de pessoas no mundo inteiro se encontram em situação parecida – e a previsão é de que, até 2050, esse índice chegue a triplicar.

De acordo com o oftalmologista Amarildo Melo, existe uma série de medidas que podem auxiliar a saúde dos olhos e evitar doenças mais sérias. A principal delas é não expor a vista diretamente ao sol, na praia ou na piscina, use óculos escuros. “O acessório não é apenas para algo estético ou para ficar na moda. Assim como as pessoas devem passar protetor solar antes de sair de casa todos os dias devido ao sol, os óculos escuros deveriam ser um hábito diário mesmo nos dias em que o céu está nublado. Já que protegem contra os raios ultravioletas que afetam os olhos”, explica o especialista.

Outra dica essencial para a saúde dos olhos é manter sempre uma boa higiene. “Não coce os olhos sem antes lavar as mãos, muitas doenças como a conjuntivite são transmitidas dessa forma. Lavar as mãos é uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças. A higienização adequada das mãos pode impedir que você fique doente e também é capaz de interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas”, ressalta.

Fazer visitas regulares ao oftalmologista também é uma medida importante. “O oftalmologista não deve ser procurado apenas quando o paciente acha que precisa de óculos. O especialista deve ser visitado quando o paciente perceber qualquer alteração no campo visual ou, mesmo sem sintoma algum”, relata.

Por fim, uma alimentação equilibrada e ingerir fontes de vitaminas também são métodos importantes para manter a saúde ocular em dia. “Alguns nutrientes, como vitamina A, E e ômega-3, são essenciais para manter a saúde dos olhos e prevenir doenças e problemas de visão como olho seco, glaucoma e degeneração macular”, informou.