Entretenimento

Conheça o Spotting – prática de fotografar aviões em aeroportos

O grupo intitulado ‘Spotters BVB’ reúne pessoas que gostam do assunto ‘aviação’ no WhatsApp, eles dividem informações sobre fotografia e aeronaves, novidades e dicas

Se você está ligado ao mundo da aviação, seja profissionalmente ou por hobby, com certeza já fez algumas fotos de aviões, helicópteros ou aeroportos, ou pelo menos já viu algumas pessoas com o “estranho” passatempo de ficarem fazendo fotos de aviões, muitas vezes sob um sol de lascar, em aeroportos, bases aéreas e eventos aeronáuticos. Quando essas pessoas fazem isso não profissionalmente, são conhecidos como “spotters”. E existem milhões deles espalhados pelo mundo afora.

Movido pela paixão por fotografia, o designer Abreu Mubarac é um spotter e fotografa imagens das aeronaves que pousam no Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Cantanhede. Segundo ele, um grupo de pessoas se reúne para clicar as aeronaves estilizadas que chegam por aqui.
O grupo intitulado ‘Spotters BVB’ reúne pessoas que gostam do assunto ‘aviação’ no WhatsApp, eles dividem informações sobre fotografia e aeronaves, novidades e dicas. É difícil explicar o que move esse seleto grupo de fotógrafos. São devotos de um hobby que exige deles muito mais que habilidade técnica para enquadrar, focalizar e ajustar a exposição à luz da imagem que pretendem capturar.

“São cerca de cinquenta pessoas no grupo, combinamos uma data e nos reunimos no aeroporto para fotografar as imagens, já fiz cerca de cinco visitas e rendeu inúmeras fotos. Buscamos sempre pelos aviões que tenham uma pintura diferente e aqueles que nunca pousam por aqui”, diz Mubarac.

No entanto, todo o planejamento e logística dos ensaios são também desafiadores, eles precisam ficar atentos ao aplicativo Flight Radar24 que avisa quais aviões têm como destino a capital de Roraima. Além de ficar atentos, àqueles que chegam de surpresa.

“Geralmente dá para ver antecipadamente no aplicativo e se preparar para a chegada dos aviões comerciais. As aeronaves militares ou particulares raramente aparecem, nesses casos é preciso ter sorte de alguém ter visto ou ficar ouvindo a frequência da torre do aeroporto”, contou.

Com a paciência de um aviador analisando os detalhes de um voo, eles se postam no melhor lugar possível do aeroporto ou de seus arredores para retratar as máquinas que lá pousam e decolam. Quem quiser acompanhar as fotografias, Abreu publica em seu perfil pessoal no Facebook: Abreu Mubarac e no Instagram: @abreumubarac, além do Instagram oficial do grupo que é @spotterinbvb.

O que é um Spotter?
O hobby de fotografar diferentes modelos de aeronaves durante pousos, decolagens e estruturas de aeroportos é uma atividade comum nos aeródromos do mundo.

No Brasil, os amantes desse tipo de fotografia aumentam cada vez mais. Esses fotógrafos são chamados de Spotters.

A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganhou uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeos as operações que envolvem a aviação.