Cotidiano

Conheça o perfil dos candidatos a superintendência

A Folha de Boa Vista entrevistou os dois candidatos que concorrem a superintendência do Sebrae

A Folha de Boa Vista entrevistou os dois candidatos que vão concorrer a eleição do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima (Sebrae-RR).

Para o cargo de superintendente, os nomes que vão estar em votação são o de Luciana Surita, que concorre à reeleição e já está há frente da instituição a oito anos, contra Weberson Pessoa, que atualmente é presidente da Agência de Fomento de Roraima (Desenvolve RR). A votação será realizada nesta sexta-feira, 7.

Weberson Reis Pessoa

Administrador de Empresas com mais de 10 anos de atuação, fascinado por novos desafios. Tem o propósito de contribuir para o bem comum da organização e de todos, buscando assegurar excelência em tudo que faz. Para isso, administra com gestão participativa, inovadora e estratégica. Além de priorizar e manter a honestidade e credibilidade em todos os seus atos.

Weberson é empresário, Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento de Roraima – Desenvolve RR, diretor da Associação Brasileira dos Bancos de Desenvolvimento – ABDE, Graduado em administração de empresas, MBA em administração estratégica, Apg senior – gestão avançada, Capacitação em Prevenção aos Crimes de Lavagem de Dinheiro e de Financiamento do Terrorismo.

Entrevista com Weberson Pessoa

1 – O que é empreendedorismo?

Weberson: Implementar mudanças em processos e direcionamentos já existentes, com muito planejamento, impulsionando sempre a auto avaliação e a autocrítica, para criar inovações que levem qualquer negócio ou instituição para lugares jamais alcançados.

2 – Qual o projeto de empreendedorismo para o Sebrae?

Weberson: O Sebrae Roraima precisa se aproximar mais dos micro e pequenos empresários, de forma a contribuir com o sucesso empresarial de milhares de empreendedores que existem em Roraima.

Não podemos continuar deixando que várias empresas encerrem suas atividades todos os meses como vem acontecendo em Roraima, pois a cada empresa fechada significa que perdemos um empreendedor que iniciou seu negócio com seu nome limpo, expectativas, sonhos, e que provavelmente agora está com dívidas e sem renda familiar.

O Sebrae tem o dever, a responsabilidade e recursos, para frear essas situações que infelizmente vem acontecendo em nosso estado.

Faz-se necessário começar a utilizar as ferramentas e recursos disponíveis de forma imediata, como por exemplo o Fundo de Aval as micro e pequenas empresas – Fampe, que não é utilizado como deveria e a maioria dos empresários nem sabem da sua existência.

O Fampe pode garantir de forma complementar até 80% de um financiamento junto a uma instituição financeira conveniada, dependendo do porte empresarial e da modalidade de financiamento, cujas faixas de garantia (aval) variam de R$ 10 mil a R$ 700 mil.

Muitos destes empreendedores que estão falindo todos os meses em Roraima poderiam receber qualificação de gestão e no final deste processo serem avaliados pelo FAMPE para terem acesso a crédito junto as instituições financeiras.

Perfil Luciana Surita

Luciana Surita da Motta Macedo atua como Diretora Superintendente do SEBRAE/RR desde o ano de 2011, buscando o desenvolvimento dos Pequenos Negócios e do Estado de Roraima, com foco na Excelência da Gestão, Transparência, Compromisso com Resultados, Inovação e Sustentabilidade. Possui graduação em Medicina Veterinária pela União Pioneira de Integração Social (2003), é mestre do programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFRR. Foi Secretária Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas – Prefeitura de Boa Vista/RR e presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia de Roraima. Tem formação complementar em áreas vinculadas a Gestão e experiência na área de Administração Pública, Gestão Ambiental, Ecologia e Pequenos Negócios.

Entrevista com Luciana Surita

1. O que é empreendedorismo?

Luciana: Realizar uma ideia que faça sentido para a vida coletiva, gerando resultados comuns a outras pessoas, que atendam às necessidades e desejos de clientes. Estes hoje atendem pelo nome de público/consumidores, mas que podem no futuro serem chamados de amigos.

2. Qual projeto de empreendedorismo que ela tem para o SEBRAE?

Luciana: Durante o mandato atual, trabalhamos com os setores econômicos de Comércio, Indústria, Serviço, Agronegócios, além de Inovação e Educação Empreendedora. Com o foco no desenvolvimento, na competitividade, na gestão dos empreendimentos, buscamos a permanência dos pequenos negócios no mercado local, diante da crise econômica que atingiu o país.

 Outro aspecto fundamental no trabalho realizado no SEBRAE/RR é a melhoria constante pelo desenvolvimento da própria Instituição, feito a partir de programas de melhoria da qualidade, que buscam a excelência da gestão, bem como o refinamento de processos e otimização de recursos com foco nos clientes, na sociedade e nos colaboradores, de forma transparente e obedecendo as legislações vigentes.

 Para o futuro, trabalharemos no SEBRAE/RR de acordo com o Planejamento Estratégico estabelecido e aprovado pelos Conselhos Deliberativos Estadual e Nacional. Será contemplado o atendimento das cadeias produtivas de Alimentos e Bebidas, Economia Digital, Moda, Turismo, Saúde e Beleza, Educação Empreendedora, além de atividades empreendedoras de relacionamento com o cliente, tendo como foco principal o desenvolvimento dos Pequenos Negócios que atuam como elos dessas cadeias.