Cotidiano

Consignado gera desconto indevido em contracheque do INSS

Crédito consignado gera desconto indevido em contracheque do INSS

Assinar um termo de empréstimo de crédito consignado pode significar problemas no longo prazo. Este é o caso de usuários de uma corretora da capital que, ao assinarem o documento, estariam automaticamente permitindo que a Associação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Asbapi) cobre uma taxa mensal no contracheque do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebido por aposentados.

Esse é o transtorno enfrentado pela administradora de empresas e aposentada Maria Salete de Campos, que contou não ter autorizado tal cobrança.

“Não autorizei nada nem sei o que é essa associação. Depois, fui me informar e soube que ela fica em Brasília e que está impondo esse desconto no contracheque dos aposentados. Por isso, enviei um e-mail a eles e quero saber se há base legal para fazer esse desconto, pois está me parecendo golpe e o INSS não pode permitir que isso ocorra. O valor passa de R$ 90 e fez diminuir a minha margem no consignado. Por isso, se precisar, vou à Justiça defender os meus direitos”, explicou.

Segundo informou a assessoria de comunicação do INSS em Boa Vista, é comum que esses descontos surjam com contratos que oferecem crédito consignado, geralmente porque a associação pode ser parceira da entidade que está ofertando o empréstimo. Sobre isso, foi alertado que é importante prestar atenção na hora de assinar tais termos, que podem conter informações sobre o desconto no contracheque. Também foi destacado que o instituto não possui o direito de intervir nessas cobranças, mas pode redirecionar reclamações do tipo para sua central de atendimento.

Já a Associação Brasileira de Aposentados Pensionistas e Idosos afirma que a contribuição não é obrigatória e o que está inscrito nela, mediante contrato de crédito consignado, pode se desvincular entrando em contato com a central de atendimento, por meio dos telefones indicados no site institucional ou pelo e-mail [email protected].

“A Asbapi é uma associação civil sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.812.425/0001-07, com sede em Brasília/DF, fundada em 19 de abril de 2007, para defesa e patrocínio dos interesses individuais e coletivos de aposentados, pensionistas e idosos originários de todos os estados e municípios. Ela fornece a seus associados inúmeros benefícios, de planos funerais a parcerias com entidades privadas para o fornecimento de serviços e produtos com descontos”, complementou por nota. (P.B)

Publicidade