Entretenimento

Cozinheira prepara pasta saborizada para uma alimentação mais saudável

Gordura do porco resiste bem às altas temperaturas sem liberar componentes tóxicos

Antigamente era muito comum usar banha de porco em casa para fazer frituras, mas com o passar dos anos ela começou a ser substituída por óleos vegetais. Hoje em dia já é mais difícil encontrar quem conserve o hábito de usar a gordura animal para culinária doméstica, porém, especialistas relatam que substituir o óleo pela banha pode ser benéfico para a saúde.

Podendo ser utilizada em várias receitas, como refogados, assados, caldos, frituras, sopas e molhos. Ela não modifica o sabor da comida e, quando a utilizamos para fritar, deixa os alimentos bem crocantes e sequinhos. 

Sabendo disso, a estudante de nutrição Raryanne Fernandes, resolveu intensificar o seu negócio. Em busca de uma alimentação mais saudável para o pai que sofria de gastrite e tinha sido diagnosticado com início de ulcera. Raryanne deixou o trabalho como vendedora, para cuidar da alimentação do pai. 

“Ele precisou mudar a alimentação dele, e na época em Boa Vista, não era fácil encontrar uma alimentação saudável e barata, então eu resolvi eu mesma fazer sua alimentação que tinha uma dieta muito restritiva. Ele não podia comer nada industrializado, então eu comecei a fazer uma pesquisa, e hoje eu estudo isso” explicou.

Segundo ela, as marmitas que ela preparava para o pai começou a chamar a atenção do público que começaram a fazer encomendas. Um dos seus segredos, é substituir o óleo de cozinha pela banha de porco, que também começou a produzir em casa e vender por encomendas.

Após comprar a banha saborizada, ela prepara uma pasta com cebola, alho e salsão que passam pelo processador em casa. “Procuro pelos produtos naturais em feiras, nossa alimentação é baseada na substituição de alimentos gordurosos e industrializados, mas não é uma comida ‘fitness’. Hoje o prato foi bife a cavalo, tem arroz integral e a salada” relata.

A ideia da banha saborizada surgiu quando alguns clientes reclamaram do sabor da banha. “Eu resolvi fazer uma pasta pronta, fica prático para quem quer utilizar, e a pessoa aceita melhor o saber e foi bem aceito. Fica uma delícia” explica.

Cada potinho é vendido no valor de R$14,00. As encomendas podem ser feitas pelo telefone 99168-4343 ou pelo instagram @rarysflavor

Componentes

A banha de porco possui gorduras boas e o seu consumo moderado não aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL). Ela é composta de gordura saturada, monoinsaturada e poli-insaturada. Ela também contém vitamina A, vitaminas do complexo B e betaína. A vitamina A é importante para os olhos, ajuda na formação de colágeno e também é necessária para a renovação das células.

As vitaminas do complexo B regulam a produção de energia do nosso organismo, são boas para a pele, cabelo e intestino e também ajudam a fortalecer a imunidade. Já a betaína é um composto químico relacionada à redução de componentes que causam doenças do coração e osteoporose.

Publicidade