Cotidiano

Cresce número de adolescentes e de adultos de 50 a 59 anos com Aids

No contexto geral, o número de casos da doença diminuiu no Estado

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN Net), usados pelo Ministério da Saúde (MS) para monitorar as notificações de doenças e agravos no país, apontam que houve queda no número de casos de Aids sob investigação em Roraima. De acordo com o levantamento obtido pela Folha, de janeiro a novembro deste ano, foram notificados 315 casos suspeitos da doença no Estado, 86 registros a menos que no mesmo período de 2016.

As reduções mais significativas, segundo o SINAN Net, ocorreram na população de 20 a 29 anos, que neste ano registrou 114 casos, 48 a menos que em 2016; e entre as pessoas com idade entre 30 e 39 anos, com 84 casos este ano contra 106 do ano anterior.

Apesar dos dados satisfatórios, houve crescimento de registros da doença na população de 15 a 19 anos, com 38 notificações, oito a mais que no ano anterior; e entre pessoas da faixa etária de 50 até 59 anos, com 36 casos em 2017 contra 28 no ano de 2016.

Em relação à investigação da doença por gênero, o SINAN Net apontou que a redução dos casos foi maior na população masculina. No ano passado houve 306 notificações, enquanto que neste ano são 231 registros, uma redução de 75 casos. Já entre a população feminina, o número de notificações caiu de 95 casos para 84, 11 casos a menos.

Outro dado estatístico revelado ontem, dia 1º, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmou que 54% das pessoas infectadas no Estado por HIV/Aids são heterossexuais. Em seguida aparecem os homossexuais, com 25%; e bissexuais, com 8%. Os outros 13% do levantamento não informaram a orientação sexual.

Além da Capital, o Município de Pacaraima, localizado no Norte do Estado apresentou elevação no número de casos. O fluxo migratório é apontado como uma das causas prováveis para esse aumento.

PREVENÇÃO – Para conscientizar a população sobre os riscos de doenças sexualmente transmissíveis e promover debates sobre a importância da prevenção, a Associação de Bem com a Vida, em parceria com o Fundo PositHIVo e a Universidade Federal de Roraima (UFRR), promoveu durante dois dias as atividades do II Seminário IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais.

Alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrada ontem, dia 1º, a iniciativa promoveu uma série de atividades, desde palestras a exposições de estudos epidemiológicos. Tanto as autoridades do Estado quanto de Boa Vista foram convidadas a explanar sobre o que tem sido feito para combater as doenças no Estado.

“Além de trazer a Aids e as problemáticas que os portadores enfrentam e as entidades de ajuda para a discussão, o principal foco do seminário é esclarecer sobre as prevenções combinadas, que é uma estratégia que está sendo implementada pelo Ministério da Saúde (MS). Esse novo mecanismo une uma série de ações de prevenção, fazendo com que elas atuem juntas, desde a formas de tratamento para pessoas que convivem com o HIV ao uso das novas tecnologias de prevenção”, destaca a psicóloga da ALV e uma das organizadoras do evento, Bruna Azevedo.

Outra finalidade da ação foi apresentar os primeiros resultados do projeto “Venha Mulheres!”, desenvolvido há seis meses pela associação e que tem como foco a prevenção de HIV/Aids e Hepatites Virais junto ao público feminino de 13 a 60 anos.

“O projeto discute com esse público os mais variados assuntos, desde a questão de gênero, autonomia, buscando que a mulher tenha mais espaço para falar sobre sexualidade, para receber informações a cerca da prevenção.

Todos esses esclarecimentos são levados de forma itinerante na Capital e em Pacaraima, respeitando o contexto onde vivem essas mulheres, para que elas se sintam a vontade para desmistificar os tabus que existem acerca desse assunto”, pontuou. (M.L)