Cotidiano

Criança indígena morre com suspeita de desnutrição

Ela estava acampada juntamente com índios da etnia Yanomami em um local próximo da BR-174

Publicada às 12h21; Atualizada às 12h43

Uma criança indígena de três anos morreu na noite de ontem, 25, após complicações causadas por um quadro de desnutrição.  Ela estava acampada juntamente com um grupo de índios da etnia Yanomami, em um local conhecido como “Buraco da Cobra”, ao lado da BR-174, próximo a sede da Polícia Federal (PF), no bairro 13 de setembro, zona Sul da capital.

De acordo com comunicado do Distrito Santário de Saúde Indígena Yanomami (Dsei-Y), o óbito só foi comunicado ao órgão pela Coordenação de Internação Indígena do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) por volta das 9h desta quinta-feira, 26.

Segundo o Dsei-Y, todos os procedimentos cabíveis e apoio aos indígenas estão sendo realizados. A criança apresentou quadro de diarreia e vômito no dia do fato, sendo encaminhada a unidade hospitalar, mas já chegou sem vida no atendimento do HCSA. 

Na ocasião, a Polícia Militar (PM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para dar suporte a ocorrência. O corpo da criança foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para apontar as reais causas da morte.

O Dsei-Y complementou ainda informando que o grupo de indígenas acampados próximo a BR-174 é oriundo da região do Xexena e que frenquentemente vem a capital para buscar benefícios sociais, tendo eles o suporte do órgão e da Fundação Nacional do Índio (Funai) para levá-los de volta a comunidade.