Esporte

Crianças aprendem natação no meio de brincadeiras

Na piscina, o colorido, os brinquedos e os materiais didáticos são essenciais

A natação é um esporte que oferece vários benefícios para adultos e crianças, mas para os pequenos é necessário oferecer além dos ensinamentos, uma forma de estimular a criatividade e superar o medo. É assim que a professora de natação Flavia Alves aplica suas aulas.

Ela explica que para crianças, as aulas devem ser lúdicas. “Existe uma metodologia totalmente diferente para as crianças que devem aprender brincando, sempre trabalhamos de forma global e lúdica, mas sempre com direcionamentos, eles aprendem se divertindo. Cada nível e cada idade tem seus propósitos e objetivos. Tudo respeitando a capacidade de desenvolvimento da criança” explica Flávia.

Na piscina, o colorido, os brinquedos e os materiais didáticos são essenciais. “O lúdico ajuda no aprendizado da criança, já que estamos tratando de psicomotricidade e desenvolvimento motor infantil. As aulas precisam de uma linguagem própria para eles, que muitas vezes acham que estão apenas brincando e sem perceber estão. Mas estão tendo um direcionamento específico para eles” disse.

Crianças aprendem natação no meio da brincadeira (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Segundo a professora, as crianças já podem começar na natação aos seis meses, quando estão com a coluna vertical formada e todas as vacinas em dia. “Essa prática aquática tem muitos benefícios, melhora o desenvolvimento motor e neuromotor, estimula o sono mais tranquilo, desenvolve a sociabilidade e autoconfiança, melhora a capacidade cardiorrespiratória ( muitos procuram a natação por doenças e acabam conseguindo a cura), aprende a nadar e se defender de ocasiões de perigo na água, e muito mais” reforça a professora.

Flávia Alves, é professora de Educação Física formada pela universidade Estadual da Paraíba (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Flávia Alves, é professora de Educação Física formada pela universidade Estadual da Paraíba desde 2002, pós-graduada em Educação Física Escolar e com vários cursos em natação infantil.

Ela atua como professora de natação desde 98 em Roraima. “Já trabalhei com treinamento em vários clubes, mas desde 2008 me especializei em natação infantil e amo minha profissão” conta. Mais informações 98112-2516