Cotidiano

Criminosos clonam conta de whatsApp para pedir dinheiro

Golpistas pediram dinheiro para contatos de vítima

A conta do WhatsApp da jornalista Eliane Rocha, foi clonada por criminosos para roubar dinheiro de amigos e parentes. O golpe ocorreu na tarde dessa quinta-feira (21), após a jornalista negociar a venda de um terreno pelo aplicativo.

Segundo a vítima, o impostor que se passou por um interessado na compra passou um link que copiava os dados do whatsapp.

Em seguida, o impostou enviou mensagens para todos os contatos pedindo um valor em dinheiro.

“No momento em que eu cliquei no link percebi que se tratava de um golpe, e procurei pela minha operadora que informou que a linha não havia sido clonada, apenas o whatsapp” disse.

Ela procurou a Polícia para registrar o Boletim de ocorrência, mas informou que o impostou continuou respondendo todos os contatos durante todo o dia passando diversos números de contas de diferentes bancos.

Segundo o Laercio Gentil, profissional na área de segurança em smartphone, o golpe funciona quando o número de celular passa para outro chip permitindo que o aplicativo de mensagens seja ativado em outro aparelho.

“Dessa forma, os criminosos se passam por outra pessoa para pedir dinheiro a contatos próximos. Não é muito difícil perceber que seu WhatsApp foi clonado. Para que sua linha seja transferida temporariamente para o chip de um golpista, você ficará sem conseguir conversar com seus contatos” disse.

Como se proteger?

Laercio explica que WhatsApp repassa para todos os usuários um recurso de verificação em duas etapas. Com a proteção ativada, caso outra pessoa ative o WhatsApp em outro celular, precisará, além do SMS de verificação, uma senha de 6 dígitos que só você possui.

“Ainda assim é muito difícil evitar cair em golpes assim já que não temos uma delegacia específica para isso. No caso, o melhor é sempre se precaver e não repassar dados para desconhecidos” disse.