Cotidiano

Curso aborda ensino para pessoas com deficiência

Capacitação ofertada pela Escola do Legislativo orienta familiares, profissionais da educação, e o público em geral sobre o ensino inclusivo

Após perceber um atraso no desenvolvimento do filho, a vendedora Ana Souza procurou ajuda médica, ocasião em que recebeu o diagnóstico de autismo da criança. Para ajudar no estimulo da educação do pequeno Miguel, de 3 anos, ela se inscreveu no curso de Educação Especial, ofertado pela Escola do Legislativo – Unidade Silvio Botelho.

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que pode afetar as criança em diferentes graus. Com o curso, Ana espera entender melhor algumas situações diárias. “Quando lidamos com uma criança autista, a gente tem que estar aprendendo e aprimorando o conhecimento. Através disso, não só a família, mas também outras pessoas aprenderão a lidar com momentos de crises e passar confiança a ela.”

Ana destacou a importância de iniciativas como a do Poder Legislativo, de proporcionar cursos com temas importantes à população. “Muitos pais convivem com crianças autistas e sentem a necessidade de expandir esse assunto. Eu achei esse curso muito válido e porque tem muita gente que não tem condições de pagar”, pontou.

Curso

O curso de Educação Especial iniciou nesta segunda-feira (18), com duração de 15 horas.  Mais de 200 pessoas participam desta segunda turma. Elisabete Parente é uma delas. Ela afirma que as aulas lhe proporcionarão mais conhecimento. “Apesar de eu não ter pessoas com necessidades especiais na minha família, o que eu vou aprenderaqui irá servir para que eu possa compreender muitas coisas que acontecem na minha casa, ou na minha rua com as pessoas.”

Na primeira aula, o professor Harlesson Santos abordou as legislações que embasam a Educação Especial do Brasil. Ao longo da semana, ele afirma que tratará sobre outros assuntos relacionadas as deficiências. “A gente vem dar esse esclarecimento de maneira bem objetiva, para que eles possam se sair cada vez melhor onde forem atuar”.

Educação Especial

Esta é a segunda turma do curso ofertado pela Escola do Legislativo. Conforme a diretora da Unidade, Cristina Mello, o curso terá um segundo módulo no final do mês de abril. “Hoje a inclusão faz parte da sociedade e aqui nós temos alunos da área da educação, cuidadores, pedagogos, mães e pais de alunos autistas, com síndrome de Down. A Escola do Legislativo vem atendendo essa demanda da melhor maneira possível”.

O curso será realizado até sexta-feira, das 8h30 às 11h30. Como a turma está lotada, é importante que os interessados fiquem atentos para as próximas turmas.  Os interessados podem procurar a Escola do Legislativo, localizada na rua Sólon Rodrigues Pessoa, 1313, bairro Silvio Botelho, no horário das 8h às 22h. Mais informações pelo telefone 98402-3402.