Cotidiano

Definida as regras para o Sisu 2019

As inscrições serão iniciadas apenas três dias após do resultado do Enem 2018

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira, 22, as regras para o primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O documento, que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Conforme a pasta, as inscrições ficarão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2019, pelo site do próprio Sisu. O sistema continuará divulgando apenas uma chamada regular, que será no dia 28 de janeiro.

Os selecionados na chamada regular deverão efetuar matrícula nas instituições de ensino superior públicas entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro do próximo ano. Poderão participar da seleção os estudantes que fizeram as provas deste ano e obtiveram nota acima de zero na redação. O resultado do Enem 2018 será divulgado no dia 18 de janeiro.

No SiSU 2019, os candidatos poderão escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

LISTA DE ESPERA – Segundo o MEC, entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vaga poderão manifestar interesse na lista de espera, para uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição. 

Até este ano, candidatos selecionados para o curso de segunda opção poderiam manifestar interesse por vaga na primeira opção, mesmo que tenham efetuado matrícula. A partir de 2019, quem for aprovado em curso de segunda opção não poderá participar da lista de espera.

As listas de espera serão enviadas para as instituições participantes do SiSU 2019.1, que divulgarão as novas chamadas em seus respectivos sites.

O número de total de vagas para o primeiro semestre será divulgado depois que todas as instituições participantes assinarem o Termo de Adesão. No SiSU 2018.1, por exemplo, foram oferecidas 239.716 vagas em 130 instituições públicas de ensino superior, entre universidades federais e estaduais, instituições federais e centros de educação tecnológica.

*INFORMAÇÕES: Portal UOL.