Esporte

Dellano Silva integra equipe de tetracampeão de Natação

Dellano já fez parte da equipe do campeão olímpico César Cielo e atualmente está na equipe de treino do tetracampeão mundial Chad Le Clos

Se tem roraimense se destacando a Folha de Boa Vista mostra. Com Dellano Silva de 30 anos não será diferente, isso porque o jovem treinador de natação se destaca nacional e internacionalmente, chegando a fazer parte da comissão técnica do campeão olímpico brasileiro César Cielo em 2014 e atualmente do sul-africano tetracampeão Chad Le Clos pelo Energy Standard.

Dellano esteve em Boa Vista no período do natal e reveillón e agora está na cidade de Stellenbosch, onde fazem primeiros trabalhos do ano no Centro de Treinamento Stellenbosch Sports Academy

Em Roraima competiu pela APABV de 2002 a 2009, parou de competir com 18 anos. Em 2008, começou faculdade de Educação Física no Instituto Federal de Roraima (IFRR). Também na APABV estagiou como instrutor e professor de natação. Em 2011 conquistou a primeira única medalha para Roraima no Campeonato Brasileiro de Categorias Juvenil com Eduardo Amorim nos 50m livres.

Dellano Silva saiu de Roraima em 2014 para Belo Horizonte para treinar no Minas Tênis Clube  –  um dos clubes Top 3 na natação – como técnico assistente da equipe de ponta.

“Essa vaga surgiu por conta do César Cielo. Em 2014 ele foi contratado para nadar no Minas e com a chegada dele lá gerou uma demanda de novo treinador então me mudei quando entrei pro clube. Com um mês Cielo resolveu se preparar nos Estados Unidos para se preparar para o Mundial daquele ano e mais uma vez me convidou e lá atuei como treinador assistente”, contou.  

(Foto: Divulgação)

Recebeu o convite de César Cielo em 2014 onde trabalhou 4 meses nos EUA. Em 2015 e 2016 Trabalhou com grandes nomes da natação brasileira.

Em 2018 através de um processo seletivo foi escolhido para ser treinador e assistente do campeão olímpico Chad Le Clos, atleta que superou Michael Phelps em Londres 2012, um dos grandes nomes da natação mundial. Concorreu com 55 profissionais do mundo todo, em seletiva que durou quase 3 meses, em 3 etapas.

Le Clos é tetracampeão mundial nos 100 metros borboleta, o mais recente em dezembro de 2018 em Hangzhou, na China.

Neste mês janeiro, o treinador passará o período na África do Sul, três semanas na Turquia, uma na Itália e mais duas na Turquia novamente. A preparação é para o campeonato nacional da África do Sul, seu país de origem onde busca vagas para o Mundial.