Denarium lidera disputa pelo Governo, segundo Ibope

A pesquisa estimulada de intenção de votos Ibope (Inteligência, Pesquisa e Consultoria Ltda.), divulgada na noite de ontem, sexta, 19, apontou o empresário Antonio Denarium (PSL), da Coligação ‘Agora é Roraima com tudo’, na frente na disputa para o Governo do Estado, com 62% dos votos válidos. Em segundo lugar, com 38%, aparece o candidato Anchieta Júnior (PSDB), da Coligação ‘Todos Por Roraima’.

Nos votos válidos, são excluídos os brancos, nulos e os indecisos. Para vencer no segundo turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Esta é a primeira pesquisa feita pelo Ibope no segundo turno das eleições em Roraima. O levantamento foi realizado entre terça-feira (16) e quinta-feira (18) e tem margem de erro de três pontos, para mais ou para menos.

Pesquisa identificou que 2% dos eleitores consultados votariam em branco ou nulo, e 3% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar ou não responderam. O Ibope ouviu 812 pessoas em 14 municípios, no período de 16 a 18 de outubro. A pesquisa está registrada sob os números RR-05475/2018.

O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos, para mais ou para menos.

REJEIÇÃO – O Ibope também mediu a taxa de rejeição, onde os entrevistados puderam escolher mais de um nome, 42% dos eleitores com certeza votariam em Antonio Denarium para governador e 17% poderiam votar nele. Dos pesquisados, 13% não votariam nele de jeito nenhum, 24% não o conhecem o suficiente para opinar e 3% não sabem ou preferem não opinar.

Já José de Anchieta tem 28% dos eleitores que com certeza votariam nele para governador e 17% poderiam votar nele. Dos pesquisados, 41% não votariam nele de jeito nenhum, 12% não o conhecem o suficiente para opinar e 2% não sabem ou preferem não opinar.

ERRO – No primeiro turno da eleição para Governo, a pesquisa Ibope apontou o candidato José de Anchieta (PSDB) com 47% da intenção de votos, enquanto Antonio Denarium (PSL) tinha 35%. Ao final da apuração de votos, o resultado mostrou que a pesquisa estava errada, com Denarium aparecendo em primeiro com 42% e Anchieta com 38%.