Saúde e Bem-estar

Dentes tortos: Saiba as causas e como é feito o tratamento

Alguns hábitos da infância fazem com que as pessoas venham a ter dentes tortos

Dentes tortos ou desalinhamento dental é um problema que costuma se manifestar durante os primeiros anos de vida. Isso acontece em função de agressões nos tecidos de sustentação da arcada dentária que, ao longo do tempo provoca mudanças na posição dos dentes.

Segundo o ortodontista André Rezek, alguns hábitos da infância fazem com que as pessoas venham a ter dentes tortos.

“Hábitos como usar chupeta, mamadeira ou chupar dedo, são fatores que contribuem para o quadro do paciente nesse tipo de caso, que também pode ocorrer devido a fatores genéticos”
,

disse.

De acordo com o ortodontista, o problema de alteração dentária não é somente relacionado a dentes tortos. “Existem pacientes que tem o problema de desalinhamento, mas que não é visível, ou seja, as vezes os dentes aparentemente não estão tortos mas podem estar prejudicando a mordida. Por isso, é importante as pessoas irem ao dentista com regularidade”, explicou Rezek.

Ele diz ainda que é importante ter em mente que inúmeros transtornos podem surgir quando não tratamos os dentes que estão desalinhados. “Isso pode ocasionar o surgimento de problemas estomacais, como azia e gastrite, porque os dentes tortos comprometem a mastigação dos alimentos durante as refeições, justamente pelo fato de não haver mastigação correta”, informou.

TRATAMENTO – O tratamento para endireitar os dentes é feito normalmente através da colocação de aparelho ortodôntico que é usado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes.

“As forças que são exercidas pelo aparelho permitem a movimentação dos dentes para a sua posição correta. Ou seja, esta movimentação resolve o problema do desalinhamento, desde que seja efetuado o diagnóstico de forma correta e o tratamento instituído com a técnica adequada, caso contrário, os dentes continuam tortos mesmo depois de usar aparelho”, explicou André Rezek.

1. Aparelhos fixos: Geralmente, são apenas considerados para correção nos adolescentes e adultos.

2. Aparelhos removíveis (ou móveis): Geralmente, são indicados apenas nas crianças (aparelho ortodôntico infantil).

Já conhece o Guia de Saúde FolhabV? Os melhores profissionais de saúde estão aqui.