Política

Deputado denuncia condições da Casa do Estudante

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) nessa terça-feira, 19, o deputado Renato Silva (PRB) denunciou as condições da Casa do Estudante, localizada no bairro Asa Branca. Segundo o parlamentar, a unidade está abandonada pelo governo do Estado.

O parlamentar apresentou uma indicação ao Executivo pedindo a reforma e revitalização do local. Ele ressaltou que a casa é o único abrigo de jovens que se deslocam dos municípios para cursarem o ensino superior na capital. 

“Durante a campanha, eu andei pelo interior e muitos pais me falaram que o sonho deles era trazer seus filhos a capital para estudarem. Acontece que hoje a situação da Casa do Estudante é muito triste, ela está totalmente abandonada.” 

Renato Silva ressaltou que a situação não é recente, mas que o governo precisa fazer alguma coisa. 

“A casa está tomada de mato e os estudantes não têm alimentação. Eu penso que se um governo não dá incentivo ao jovem, ao adolescente que busca um futuro melhor, o que podemos esperar de um governo desses?”, questionou.

Ele denunciou que a casa, construída na década de 1990, possui funcionários lotados para a manutenção, mas que estes receberiam sem trabalhar. 

“Tem servidores lotados naquela casa que recebem pelo Estado e não estão efetivamente nem trabalhando no local”, garantiu.

O deputado Dhiego Coelho (PTC) relembrou que já se hospedou na casa e que na época ela oferecia condições aos alunos. 

“Em 1998, eu fui morador da Casa do Estudante. Eu morava em Bonfim, participei de uma seleção dos atletas e vim para a cidade morar. Na época, existiam administradores do governo, café, lanche, jantar, biblioteca, salas de jogos, apartamentos novos, vigias, limpeza e manutenção”, relembrou o parlamentar. Ele informou ainda que o imóvel é administrado por uma associação de estudantes.

Em aparte, o deputado Neto Loureiro (PMB) sugeriu passar a responsabilidade da Casa do Estudante à Universidade Estadual de Roraima (Uerr). 

“Eu acredito que podemos fazer uma indicação ao governo para que a Uerr seja responsável pela casa. Hoje, 40% das vagas, por exemplo, de medicina, são destinadas a alunos que estudaram em escolas públicas do interior e são pessoas que precisam vir para a capital”, destacou.

OUTRO LADO – Por meio de nota, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informou que o Departamento de Apoio ao Educando (DAE) está realizando um levantamento das necessidades estruturais da casa e também dos estudantes que residem no local para identificar se eles se enquadram na finalidade da utilização do prédio, que é abrigar aqueles que comprovem a matrícula regular em instituição de ensino pública. 

O departamento também já identificou que há mais de dez anos não houve qualquer revitalização ou reforma na estrutura física da casa. Por fim, esclarece que não existem servidores da Seed lotados na Casa do Estudante.