Política

Deputado pede Farmácia Popular e antecipação de vacinação

O deputado estadual Neto Loureiro (PMB) cobrou a implementação do programa Farmácia do Povo, fruto de uma lei aprovada em 2017, de autoria do deputado estadual Joaquim Ruiz (PTN). Pela lei, serão fornecidos medicamentos de forma gratuita para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do credenciamento de drogarias particulares, tanto na capital como no interior. O parlamentar afirma que o Poder Executivo não está colocando a medida em prática e indicou que a ação seja implementada.

“O programa é um benefício para a população, que poderá buscar um medicamento gratuitamente na farmácia, quando estiver faltando nas unidades de saúde. Não sei se a atual gestão tem conhecimento, mas é uma causa importante”, destacou.

Neto Loureiro enfatizou que o fornecimento de medicamentos não causará despesas ao Estado, pois o pagamento será abatido no ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

O parlamentar também ressaltou a importância da antecipação da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 e disse que protocolou uma indicação ao governo do Estado solicitando a medida, diante da possibilidade de surto em Roraima.

“Peço mais uma vez que antecipe a campanha, para que a população possa se prevenir, pois o inverno está se aproximando”, considerou.