Política

Deputados declaram votos na eleição para Presidência da Casa

Folha fez um levantamento com os deputados reeleitos e os novos eleitos e já tem um resultado sobre os votos para a eleição da próxima semana

A escolha dos nove parlamentares que vão compor a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa está prevista para o dia 1º de janeiro, às 10h. Enquanto a data não chega, os três pré-candidatos ao cargo de presidente da Casa já se articulam entre os colegas parlamentares para angariar votos. Por enquanto confirmaram candidaturas o atual presidente Jalser Renier (SD), o deputado Coronel Chagas (PRTB) e o deputado Soldado Sampaio (PCdoB).

A reportagem da Folha fez um levantamento com todos os deputados sobre como pretendem votar na eleição para a Mesa Diretora e o que acham da possibilidade de votação aberta, após quatro partidos entrarem na Justiça com mandado de segurança. Não foi possível contato com os deputados Aurelina Medeiros (PODE) e Gabriel Picanço (PRB). O atual presidente Jalser Renier (SD) foi procurado, mas não quis se pronunciar sobre a eleição. Confira o resultado do levantamento com os outros parlamentares:

Betânia Medeiros (PV) – “O meu voto será no atual presidente Jalser Renier e aprovo o voto aberto, pois temos que usar de transparência e a população precisa saber o que pensamos, pois vamos trabalhar para reconstruir Roraima”

Brito Bezerra (PP) – “Meu voto será em Jalser Renier e meu entendimento é que a votação tem que ser aberta e que se deve votar às claras para que a sociedade saiba quem votou em quem”

Catarina Guerra (SD) – “Meu voto será no presidente Jalser que me pediu voto e é do meu partido. Pretendo manter o grupo e acredito que é o melhor nome. Sobre o voto aberto não é regimental, mas como buscamos a transparência não me ofenderia e não tenho nada contra. Aberto ou fechado, temos que lutar pela democracia”

Chico Mozart (PRP) – “Vou votar no Jalser, pois já faço parte da Mesa Diretora e acredito que ele é o melhor nome. Sobre o voto aberto, sou a favor, pois acho que o parlamentar não pode se esconder nas votações e tem que ter posicionamento”

Coronel Chagas (PRTB) – “O Jalser é candidato à reeleição. De outro lado estamos construindo outra alternativa. Uma outra Chapa. Este grupo vai decidir quem será o candidato. Os nomes que estão à disposição são Coronel Chagas e Sampaio. Precisamos fazer um grande pacto por Roraima. Eu me proponho a isso. Devemos construir pontes ao invés de muros, e a Assembleia Legislativa pode, e deve, dar uma grande contribuição para ajudar Roraima encontrar caminhos para o desenvolvimento.”

Diego Coelho (PTC) – “Tenho sim um candidato e declaro meu voto para o atual presidente Jalser Renier. Sou favorável ao voto aberto para a sociedade acompanhar a votação”

Eder Lourinho (PTC) – “Eu ainda não escolhi e estou indeciso. Não conversei com nenhum deputado e só depois que vou definir”

Evangelista Siqueira (PT) – “Vou apoiar o atual presidente Jalser Renier e sou favorável ao voto aberto por ser mais transparente”

Ione Pedroso (SD) – “Aprovo a votação aberta e acho até melhor. Por mim não tem problema nenhum. Meu candidato será o presidente atual Jalser Renier”

Jeferson Alves (PTB) – “Eu vou votar no Jalser Renier. Aliás, tenho conversado com os demais colegas para votar também! Se ele tiver dois votos certamente um será meu! E sou a favor de ser aberto, pois o homem tem que ter posição e não deve fazer nada escondido”

Jorge Everton (MDB) – “Eu entendo que mandato de dois anos é o suficiente e não aprovo que haja perpetuação no poder, pois precisamos oxigenar, portanto votarei no candidato novo. Voto aberto e inclusive existe uma PEC em vigor, em que fiz uma emenda para ter voto aberto em todo o estado e, se não cumprirem, é algo a ser discutido judicialmente”

Lenir Rodrigues (PPS) – “Declaro meu voto ao Deputado Estadual Jalser Renier, pela experiência administrativa dele na Casa. Por estar com um excelente planejamento estratégico de gestão, com programas sociais de visibilidade nacional, por ser uma pessoa de diálogo, não guarda mágoa de ninguém. Prefiro o voto secreto como diz a Resolução, para evitar pressões dos partidos contra os deputados e deputadas estaduais”.

Marcelo Cabral (MDB) – “Vou votar em Jalser Renier. Somos um grupo e estamos unidos em manter a Assembleia independente e atuando em prol da sociedade. Sou a favor do voto aberto, pois temos que prestar contas à sociedade”

Neto Loureiro (PMB) – “Voto em Jalser Renier e acredito que a votação deveria ser aberta, pois precisamos dar satisfação de nossos atos para a sociedade”

Nilton do Sindpol (PATRI) – “Eu vou votar no candidato que tiver alinhamento com o Governo. Nada tenho contra Jalser, mas não votarei nele, pois acredito que uma nova construção da Mesa será melhor alternativa e vou apoiar. Sou favorável à votação aberta, pois defendo o coletivo e sou a favor de tudo que mostre a cara”

Odilon (PATRI) – “Com relação à eleição da Mesa Diretora da ALE, eu já tenho candidato definido e eu vou votar com o Jalser. Sou favorável ao voto aberto”

Renato Silva (PRB) – “Meu voto será do presidente atual da Casa, Jalser Renier”

Renan Filho (PRB) – “Estamos do jeito que começamos. Vou de Jalser para presidente a não ser que ele não seja candidato. E eu prefiro o voto aberto, pois fica disponível aos olhos da população que nos elegeu. Toda decisão importante que for tomada pela ALE deve ser comunicada para quem representamos que é a população”

Soldado Sampaio (PCdoB) – “Sou Candidato a presidente da Assembleia juntamente com o Coronel Chagas dentro do grupo governista e favorável ao voto aberto para a eleição da Mesa”

Tayla Peres (PRTB) – “Eu, na verdade, concordo com votação aberta e ainda não defini o candidato. Se o coronel Chagas for candidato vou votar nele, que tem a preferência do meu voto. Se o candidato for outro vamos analisar”

Xingu (PSB) – “Sou Jalser Renier e temos um grupo forte, coeso que vai atuar trabalhando como sempre fizemos visando beneficiar a população. Sou a favor do voto aberto sim”

JALSER

SAMPAIO OU CHAGAS

INDECISO

Jalser Renier (SD)

X

Xingu (PSB)

X

Lenir Rodrigues (PPS)

X

Chico Mozart (PRP)

X

Jeferson Alves (PTB)

X

Catarina Guerra (SD)

X

Diego Coelho (PTC)

X

Brito Bezerra (PP)

X

Renato Silva (PRB)

X

Neto Loureiro (PMB)

X

Evangelista Siqueira (PT)

X

Renan Filho (PRB)

X

Betânia Medeiros (PV)

X

Odilon (PATRI)

X

Ione Pedroso (SD)

X

Marcelo Cabral (MDB)

X

Gabriel Picanço (PRB)

Aurelina Medeiros (PODE)

Jorge Everton (MDB)

X

Tayla Peres (PRTB)

X

Soldado Sampaio (PCdoB)

X

Coronel Chagas (PRTB)

X

Nilton do Sindpol (PATRI)

X

Eder Lourinho (PTC)

X