Política

Deputados destacam necessidade de harmonia entre Poderes

Deputados tomam posse e destacam necessidade de harmonia entre Poderes

Em uma solenidade de posse que contou com a presença de autoridades e políticos, os deputados estaduais eleitos para a oitava legislatura foram empossados ontem, 1º, com plenário lotado na ALERR. Do total de parlamentares, 14 se reelegeram e outros dez são novatos.

O senador eleito Mecias de Jesus (PRB) foi o primeiro parlamentar a discursar na solenidade. Ele falou do tempo em que passou na Assembleia e mostrou-se esperançoso com o novo governo, afirmando desejar que o atual presidente da Casa, Jalser Renier (SD), fosse reeleito para o cargo. O discurso provocou surpresa pelo fato de Mecias ser o maior aliado político do governador eleito, Antonio Denarium, que já se declarou publicamente opositor ao atual presidente. Ele salientou que, neste momento, todos devem estar preparados para enfrentar os desafios e contribuir para o crescimento do Estado. “Deixei o cargo de deputado estadual, mas não as amizades que construí nesta Casa Legislativa. Roraima vive um novo momento e sei que essa Casa pode contribuir bastante. No Senado, estarei à disposição dos 24 deputados”.

Após 23 deputados prestarem o juramento, foi aberto espaço para pronunciamento na tribuna. O deputado Renato Silva (PRB) falou em nome de todos os parlamentares. Bastante emocionado, discursou sobre os ataques virtuais que os eleitos vêm sofrendo durante a semana por causa da eleição da Mesa Diretora e afirmou que, enquanto estiver na Casa, defenderá a independência dos Poderes e a população do Estado. “Temos que estar preparados para enfrentar grandes desafios. Estamos recebendo ataques que não merecemos por parte do governo interventor e precisamos ter paciência e classe, buscando o melhor para Roraima e a sua população. Defenderei a independência, mas também a harmonia entre os Poderes”.

Já a deputada reeleita Lenir Rodrigues (PPS) destacou os trabalhos exitosos da legislatura passada, afirmando que houve um salto de produtividade no Poder Legislativo. Prova disso, segundo ela, é que a Casa reelegeu mais de 50% de seus parlamentares e teve um de seus membros eleito senador. “Desejamos que todos tenham boa sorte, com muito trabalho, para lutar pelo bem da sociedade de Roraima”.

Jalser Renier ressaltou que esta legislatura será diferente, por causa da crise que assola o Estado, mas salientou ser “na crise que os problemas são superados”, e que, para isso, é importante o respeito entre os colegas. “Nessa nova legislatura, poderá haver divergências, mas que elas sejam em prol do interesse público. Roraima precisa de todas as forças, pois não será unilateralmente que vai se resolver um Estado em crise. Desejo sabedoria e boa sorte a todos nessa nova jornada, pois cada um tem a responsabilidade de fazer o melhor por Roraima”. Ele afirmou que pretende trabalhar em parceria com o governo. “Ontem, Denarium era meu adversário, e hoje, é o governador. Esperamos um governo probo e um 2019 promissor. Vamos trabalhar em harmonia mesmo sendo ‘independentes’”.

A nova legislatura tem na bancada representantes dos seguintes partidos: Solidariedade (3), PRB (3), MDB (2), PRTB (2), PTC (2), PATRI (2), PCdoB (1), PTB (1), PT (1), PV (1), PODE (1), PSB (1), PP (1), PMB (1), PPS (1) e PRP (1).

Justiça não autoriza deputada em prisão domiciliar a tomar posse

Apesar do nome constando no painel da Assembleia Legislativa como presente, a deputada Ione Pedroso (SD) não teve autorização judicial para comparecer à posse Assembleia Legislativa de Roraima. Ela cumpre prisão domiciliar após ter seu nome envolvido na Operação Zaragata, que investiga transporte escolar.

Durante a solenidade, Ione não teve o nome chamado para assinar o livro de posse e ter seu juramento prestado. A deputada tem 30 dias para tomar posse e esse prazo pode ser prorrogado por igual período. Se não for empossada, o suplente assume a vaga.