Saúde e Bem-estar

Diagnóstico é essencial para o tratamento da coluna

As deformidades podem atingir todos os níveis da coluna, de acordo com o ortopedista Jonatas Lopes, existem curvas que são fisiológicas, como a cifose que atinge quase 100% da população. “Todo mundo tem cifose, desvio da coluna vertebral, de convexidade posterior, habitualmente localizado na região torácica, que abrange poucas ou muitas vértebras e que decorre de causas patológicas ou de hábito de postura impróprio. Ou seja, qualquer pessoa pode ter desvio e alterações da coluna” relata.

Segundo ele, a mais comum, é quando o desvio da coluna é lateral. “Isso já chamamos de escoliose, mas também pode ocorrer o excesso de cifose, quando as pessoas ficam mais curvadas para a frente. No consultório, muitas mães procuram os médicos levando os filhos adolescentes com desvios para frente, que muitas vezes vem do costume postural. E é preciso saber diferenciar se é uma patologia ou se é apenas um vício de postura” explica o médico.

A escoliose trata-se uma curvatura anormal da coluna vertebral, em que a coluna fica curvada para os lados, em forma de “C” ou “S”. “Isso faz uma deformidade maior, nesses casos é preciso levar ao ortopedista o quanto antes, por se tratar da possibilidade de um quadro evolutivo.” ressalta.

As deformidades podem atingir todos os níveis da coluna (Foto: Divulgação)

Segundo o médico, o quanto antes houver o início do tratamento, melhor será o resultado. “Se os pais ou responsáveis que vem a alteração na coluna do seu filho, leve ao médico o mais rápido possível, alguns pacientes já buscam o tratamento na idade de doze anos, onde o crescimento já está quase estagnando, pouca coisa poderá ser feito pelo médico. Esses sintomas precisam ser observados logo na primeira infância” diz.

Segundo o médico, o tratamento depende do grau e o do tipo de curvatura, da idade do paciente, da flexibilidade, das causas, entre outros fatores. É feito através de fisioterapia, fortalecimento muscular, coletes, palmilhas posturais e cirurgia.

A escoliose trata-se uma curvatura anormal da coluna vertebral (Imagem: Graffo)