Entretenimento

Dicas para cumprir a promessa e malhar durante todo o ano

A Educadora física Hérika Santos dá dicas para manter a promessa de ano novo e começar uma nova atividade física

Início de ano é sempre a mesma coisa, pessoas preocupadas com os exageros das festas natalinas e com promessas de cuidar da saúde e realizar atividade físicas. Porém, com o passar do tempo, as pessoas acabam abandonando a promessa devido à ocupação e a rotina. A educadora física Hérika Santos deu algumas dicas para transformar essa ‘promessa de ano novo’.
Hérika explica que um dos principais erros pra quem começa a treinar é achar que os resultados serão imediatos. “Em geral as modificações no corpo começam a se tornar mais perceptíveis a partir dos três meses; porém antes disso cerca de 40% das pessoas desistem por não ver os resultados” disse.
Segundo ela, outro fator bastante comum que faz com que as pessoas desanimem é a rotatividade de alunos em uma academia de musculação que é sempre muito grande e a falta de organização nos horários do dia a dia, o que leva o aluno a faltar muito nos treinos da academia.  “É necessário organizar a rotina para ir a academia e saber que mesmo que não dê tempo de ir em um horário ele irá em outro. No início, definir três vezes por semana para treinar ajuda muito, pois você ira se sentir obrigado a não faltar” explicou. Criar metas como subir uma escada mais longa, andar um percurso maior, dançar em uma festa com os amigos sem se cansar, submeter o corpo a esses testes ajudam a perceber as melhoras que já ocorreram.
A educadora explica que os alunos podem se sentir mais motivados se a cada mês tirar uma foto de biquíni ou sunga em vários ângulos frente ao espelho para ir percebendo as diferenças. “Se você treina e se alimenta certinho, é impossível que seu corpo não mude pra melhor. Sempre falo isso para os meus alunos” reforçou.
O sedentário é um dos grupos de mais alto risco para professores de academia, pois são pessoas sem uma musculatura forte e ainda desconhecem as posturas corporais para treinar corretamente, porém são eles que perceberão os resultados mais rapidamente.
“Costumamos falar que quanto menos treinado o aluno é, mais treinável este está, pois o corpo responderá a qualquer estímulo. Recomendo que os sedentários iniciem em atividades em grupo inicialmente, pois a chance de desistir é menor e fazendo novas amizades você vai se sentir mais motivado: ginástica, natação, boxe, jiu jitsu, treino funcional são algumas sugestões” exemplifica.
Outro fator essencial para motivar a promessa é que a atividade física não deve ser uma tortura e sim uma atividade alegre. “Sempre pergunto aos meus alunos se eles se sentem felizes com a forma física que estão no momento. Não importa quanto você pesa, se sente disposto, consegue brincar com os filhos e se sente confortável para comprar novas roupas? Se a resposta for sim, ótimo! Mas se a resposta for não é hora de mudar. As pessoas vivem apenas uma vez pra não viver da forma que gostariam” motivou a educadora.
O bem-estar e alegria são fatores importantes para dar continuidade aos exercícios físicos, além de fazer bem para a autoestima. “A vida é linda e só temos uma oportunidade, 2015 pode ser o começo de uma nova vida e a atividade física vai interferir de forma positiva, ninguém perde dez quilos de uma vez só, é preciso começar com o primeiro e nos amar faz toda a diferença” finalizou.