Saúde e Bem-estar

Dieta certa pode driblar anemia em crianças

Anemia é um processo patológico caracterizado pela baixa concentração de ferro no organismo. Muitas crianças, com fase de transição da alimentação, acabam apresentado baixos índices de ferro. Essa faixa etária é a mais acometida porque durante a infância, principalmente até 18 meses de vida, ocorre o rápido crescimento e desenvolvimento do organismo, que requer uma demanda aumentada de ferro.

Muito importante para o transporte de oxigênio para as diversas funções corporais, o ferro pode ser encontrado em alimentos de origem animal: carnes, leite e ovos e alimentos de origem vegetal: verduras verde escuras, feijão e soja. Diante da suspeita de anemia, as crianças devem ser levadas ao pediatra para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento precocemente.

De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, uma dieta equilibrada, com os diversos grupos alimentares pode proporcionar o aporte de ferro adequado para o crescimento infantil.

Segundo pediatra, muitas crianças, com fase de transição da alimentação, acabam apresentado baixos índices de ferro (Foto: Divulgação)

Ela explica que os primeiros estágios da deficiência de ferro geralmente não apresentam sintomas. Porém, quando a anemia em crianças não é tratada ou é inadequadamente tratada, vai se formando uma “bola de neve’, gerando vários sintomas incômodos para os pequenos.

 “A anemia pode se manifestar de forma leve à grave e tem como principais sintomas: cansaço, sonolência, palidez importante, fraqueza, falta de apetite, atraso no crescimento, infecções recorrentes, atraso no desenvolvimento” ressalta.

Segundo ela, o aleitamento materno exclusivo em livre demanda e a introdução de dieta complementar a partir do sexto mês de vida com os alimentos adequados, previne a anemia e garante o crescimento infantil de forma correta. Em alguns casos, apenas a dieta rica em alimentos com ferro é capaz de corrigir a anemia. “Em casos moderados, pode ser necessário, além da dieta correta, a suplementação com vitaminas e ferro e em casos graves, será necessário até mesmo transfusão de sangue” explica.

O ferro pode ser encontrado em alimentos de origem animal e vegetal (Foto: Divulgação)

Para os pais que tem dificuldade em convencer os pequenos a ter uma dieta equilibrada. A pediatra alerta ‘As crianças devem conviver em um ambiente onde rotineiramente são oferecidos alimentos ricos em ferro e serem estimuladas ao seu consumo. O melhor aprendizado é através do exemplo. Pais que se alimentam de maneira saudável influenciam positivamente seus filhos’ diz.

Anemia – Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência.