Política

Diretor presidente pede mais cautela no trânsito

Em entrevista ao programa Agenda da Semana desse domingo, 17, na Rádio Folha FM 100.3, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran), Igo Brasil, fez um apelo para a população para que tenha mais atenção no trânsito em Boa Vista. Ele afirmou que só vai atingir sua meta à frente da gestão do órgão quando reduzir o número de acidentados que dão entrada no Pronto-Socorro Francisco Elesbão.

“Queria fazer um apelo para a população: que tenha mais atenção no trânsito. Outro dia, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, vi uma moça numa motocicleta Biz teclando no celular e dirigindo. Podia ter se acidentado ou atropelado um ciclista, batido em outra moto, provocado um grave acidente. São frações de segundo e temos trabalhado com foco em orientar o motorista a não ter atenção no celular e ter atenção no trânsito, que está muito perigoso. Eu só vou estar satisfeito na minha gestão quando for falar com o secretário de Saúde e souber que houve redução de gente com acidentes no trauma do Hospital Geral”, garantiu.

Igo Brasil tratou também sobre a inadimplência que chega a 56%, girando em torno de R$ 25 milhões. Uma das alternativas para contornar esse problema é o parcelamento dos débitos junto ao Detran com cartão de crédito que pode ser feito em até 12 vezes, pela Zignet, única empresa responsável para receber os pagamentos até agora. A taxa de serviço no crédito é de 3,71% aplicada à parcela mensal. No débito, é de 3,09%.

 “É um número significativo e a proposta que a gente colocou é que também se faça o parcelamento do IPVA. É uma solução muito interessante nesse momento em que temos uma crise econômica forte no Estado. O inadimplente pode dividir o débito em até 12 vezes em cartões de pessoas diferentes e o titular do cartão só precisa estar lá. A taxa de administração é hoje 5%, a menor do País. O objetivo é facilitar a vida do cidadão”, lembrou.

Podem ser parcelados débitos como multas, IPVA, guincho, diária de retenção em pátio, seguro DPVAT, taxas de licenciamento e demais débitos que estejam no banco de dados do Detran-RR.

Para Igo Brasil, por facilitar o pagamento aos devedores, a novidade deve ajudar a diminuir a inadimplência. Por enquanto, o serviço é oferecido apenas em Boa Vista e só é válido para veículos emplacados em Roraima. O atendimento também não beneficia quem já tem o débito com o Detran-RR incluído na dívida ativa.

“Outras duas empresas já demonstraram interesse em vir pra Roraima, o que será salutar por conta da livre concorrência que vai gerar. A loja fica no estacionamento do Detran e parcela em quantas vezes o devedor quiser, de acordo com as possibilidades dele. Em 40 minutos, o processo todo é finalizado e, independentemente da quantidade de parcelas, a empresa operadora repassa o valor total para o Detran. Se houver uma adesão grande, vamos recuperar o saldo devedor que temos hoje. Por enquanto, não consideramos isso uma melhoria na arrecadação, apenas a diminuição na inadimplência existente”, avaliou.

FROTA – O presidente do Detran acredita que a frota hoje em Roraima é em torno de 330 mil veículos, dos quais em torno de 50% são motocicletas.

“Temos a segunda maior frota do País em relação ao número de habitantes, perdendo apenas para o Acre.”

LEILÃO – Igo Brasil informou que o próximo leilão deverá ocorrer em abril. De acordo com ele, está sendo feito o recadastramento de todos os cerca de dois mil veículos apreendidos pelo órgão.

“A nossa preocupação é que não se acumulem veículos no pátio e queremos que os condutores entendam que têm responsabilidade pelo seu patrimônio. O ideal é procurar quitar seus débitos e resgatar seu veículo”, aconselhou.