Cotidiano

Distrito deverá funcionar 24 horas para combate ao crime organizado

A nova unidade de Segurança Pública foi criada na manhã desta terça-feira, dia 3, pela governadora Suely Campos que acredita que servirá para derrubar os altos índices de criminalidade em Roraima

Roraima passa a contar agora com uma Delegacia específica para combater o crime organizado no estado. Foi assinado na manhã desta terça-feira, 03, o decreto que formaliza a criação do Draco (Distrito de Repressão às Ações Criminosas Organizadas), uma nova unidade da Polícia Civil destinada especialmente ao combate desta modalidade de crime.  A assinatura do documento ocorreu por volta das 12h30, no Palácio Senador Hélio Campos.  


Segundo a delegada-geral, Giuliana Castro, esta unidade será um reforço no enfrentamento as organizações criminosas que estão atuando dentro e fora dos presídios no Estado. “É mais uma ferramenta para trabalharmos de maneira organizada e efetiva contra esses  grupos de criminosos, que infelizmente estão assolando o estado de Roraima e todo Brasil”, reforçou a delegada.  


Ela explicou ainda que o Distrito não atuará como uma Delegacia comum, onde as pessoas podem registrar ocorrências ou demais serviços, mas como uma central de informações e operações direcionadas a combater a criminalidade ramificada a partir de facções criminosas.


“O Distrito vai funcionar 24 horas, mas não é uma Delegacia de atendimento ao público, mas sim uma unidade da Segurança Pública que vai centralizar todas as informações referentes às organizações criminosas que atuam nesta região. Essas informações irão subsidiar todas as unidades policiais do estado”, completou.


O Draco não terá sede, porém irá funcionar subordinado ao Departamento de Operações Especial, localizado na Cidade da Polícia Civil em Boa Vista. Todas as denúncias que possam contribuir na luta contra o crime organizado poderão ser feitas pela Central 190.