Cotidiano

Documentários concorrem em festival de filmes do Exército

Produzido pelos militares do setor de comunicação da Operação, os materiais mostram um pouco do trabalho de acolhimento junto a imigrantes venezuelanos

“Em busca de oportunidades” e “Operação Acolhida: A mão amiga das Forças Armadas” são os dois trabalhos audiovisuais desenvolvidos por militares do setor de comunicação social da Operação Acolhida em Roraima, que concorrem no Festival de Filmes do Exército Brasileiro, que este ano está na sua terceira edição.

A ação tem como finalidade estimular a produção de vídeos que valorizem os trabalhos desenvolvidos por militares no país, além de revelar novos talentos para as áreas de produção de materiais institucionais.

“Esse festival ocorre anualmente e ele capta justamente os dois lemas do Exército Brasileiro, que é braço forte e mão amiga. Dentro desse contexto, a comunicação da Operação Acolhida decidiu participar com dois trabalhos inscritos e esses materiais imprimem de forma fiel toda a realidade que os militares vivenciam na questão da ajuda humanitária”, comentou o porta-voz da Acolhida, Major Tássio de Oliveira.

As inscrições dos trabalhos foram iniciadas no dia 2 de junho e o prazo final de entrega dos materiais ocorreu no dia 9 deste mês. Ambos os trabalhos foram inseridos na categoria “Mão Amiga”.

O documentário “Em Busca de Oportunidade” foi produzido e roteirizado pelos militares Tenente Josiany, do Exército Brasileiro, e suboficial Alexander, da Marinha do Brasil. Já o material  “Operação Acolhida: A mão amiga das Forças Armadas” é uma produção também da Tenente Josiany.

“Parte da equipe que participou da produção dos documentários é de militares voluntários. É uma ação real e é algo muito marcante, pois é uma oportunidade única de estar captando o relato desses venezuelanos e de como eles estão agradecidos pelo acolhimento que estão recebendo tanto das Forças Armadas quanto dos brasileiros”, destacou o suboficial Alexander.

Segundo o edital do festival, a etapa de classificação foi concluída na quarta-feira, 15. Os cinco melhores trabalhos passam para a fase final e um sexto documentário será incluído por meio de votação popular, pelo canal do Exército Brasileiro no YouTube.

“Dentro do relato de um venezuelano, nós conseguimos ter a dimensão da realidade de muitas dessas pessoas. Tendo isso, nós produzimos um minidocumentário, que nem imaginava que fosse dar tanta repercussão positiva e eu fico muito orgulhoso por ter tido a oportunidade de vivenciar tudo isso”, completou.

Ainda segundo o Exército, seis trabalhos serão escolhidos para a etapa final, sendo que três primeiros receberão prêmio por parte da organização do Festival. A seleção dos vencedores pelo júri, bem como a apresentação das colocações, será revelada no dia 29. (M.L)