Política

Documento ainda não está disponível on-line para servidores

No governo de Roraima, aproximadamente 20 mil servidores públicos estão aptos a declarar o Imposto de Renda

Servidores públicos estaduais acionaram a Folha para denunciar que a Cédula C ainda não está disponível no Portal do Governo nem no site do servidor. O documento é essencial para a Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). O prazo para declarar começou em 7 de março e se encerra em 30 de abril.

Os servidores, que preferiram não se identificar, reclamaram do atraso na divulgação da Cédula C. O documento contém informações de quanto o servidor ganhou no decorrer do ano e o que foi retido para a Previdência.

Eles informaram que procuraram a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração (Segad), mas que têm muita dificuldade em conseguir o documento. Os servidores afirmam que precisaram deixar seus locais de trabalho para irem retirar o comprovante na sede da secretaria na manhã de quarta-feira, 14. No local, a fila e a demora causaram reclamações. 

O documento é referente ao ano-base de 2018 e obrigatório para a declaração do Imposto de Renda.

“Foi uma confusão porque todo mundo teve que vir pessoalmente pegar a Cédula C, já que ela não estava disponível via internet. Todo ano é a mesma coisa e isso é ilógico. Tem servidor que tem que vir do interior e de locais distantes só para pegar um documento que eles poderiam disponibilizar. Falta de respeito isso”, informou uma servidora que pediu para não ser identificada.

De acordo com José Aderbal, servidor público do Estado, alguns funcionários tiveram que aguardar mais do que o esperado. 

“Tem muita gente e o documento é impresso aqui, mas temos que aguardar. Fui atendido e estou saindo agora, mas outras pessoas tiveram que esperar”, afirmou.

Gilberto Martins, que também é servidor do Estado, ainda aguardava atendimento. Ele relata que, devido aos atrasos na entrega, preferiu não esperar pela disponibilidade do documento no site. 

“Hoje, foi o tempo que consegui, e decidi não esperar para ver pelo site, pois é melhor resolver isso antecipadamente porque a entrega já teve atrasos anteriores”, disse.

No governo de Roraima, aproximadamente 20 mil servidores públicos estão aptos a declarar o Imposto de Renda, incluindo os membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 

Governo diz que na próxima semana cédula estará disponível

Em nota, a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração informou que a cédula C, referente ao exercício de 2018, dos servidores da administração direta, está disponível para os servidores públicos na sede da secretaria, que fica na Rua Francisco Paulino da Silva Aguiar, 215 – Caçari, prédio anexo à faculdade Cathedral. O horário de expediente da Segad é das 7h30 às 13h30.

A Segad Informa ainda que, até a próxima semana, a Cédula C estará disponível também pelo site do servidor (www.servidor.rr.gov.br), faltando apenas alguns ajustes técnicos de hardware. Dessa forma, para consultar o documento, os servidores devem digitar seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha.

Conforme a Segad, desde o dia 8 deste mês, dos 25 mil servidores estaduais, aproximadamente 1.600 pessoas foram atendidas no prédio.