Saúde e Bem-estar

Doença apresenta dores no corpo e não tem cura

A fibromialgia é uma doença é silenciosa, não detectável em exames laboratoriais

A fibromialgia é uma doença que causa dor muscular em várias partes do corpo acompanhada de sintomas de depressão que podem ser de origem emocional. Sem cura e sem diagnóstico por meio de exames laboratoriais, a doença afeta a saúde física com dor crônica.

Dados da Sociedade Brasileira de Estudos da dor, informam que 37% da população do país convive com dores pelo corpo, sendo a fibromialgia a principal causa delas.

Os sintomas podem aparecer após um trauma físico ou ao longo do tempo sem conseguir se determinar de onde vem a sua causa. De acordo com o psiquiatra Alberto Iglesias, a doença é mais comum em pacientes com depressão, e o tratamento deve ser feito para combater as duas doenças.

A dor muscular é generalizada em várias partes do corpo (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

“Com a dor intensa, é comum que os pacientes tenham o humor afetado e a saúde psicológica, mas há também casos que com a depressão passe a se desenvolver os sintomas da fibromialgia, nesses casos, o paciente e o médico não devem perder tempo se perguntando qual das doenças chegou primeiro, e sim buscar uma solução para o stress psicológico, e o trauma físico e emocional que a doença causa” relata.

Segundo o especialista, os pacientes com fibromialgia também apresentam dificuldade para se concentrar, focar atividades que demandem esforço mental entre outras dificuldades cognitivas e alteração no sono.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Como diagnosticar?

Segundo o médico psiquiatra, o diagnóstico da doença é feito através de uma entrevista com o médico. “Caso o paciente apresenta a dor crônica com repetição, ele já é um dos possíveis afetados, sem a necessidade de exames para comprovar que ela está presente” relatou o médico.