Saúde e Bem-estar

Doença do Beijo afeta principalmente crianças

Pediatra alerta sobre os riscos de transmissão da Mononucleose Infecciosa 

O hábito de beijar os filhos pequenos na boca pode transmitir Mononucleose Infecciosa, alerta a pediatra Ana Carolina Brito. Conhecida como a Doença do Beijo por ter a saliva como principal condutora do vírus Epstein-Barr (EBV), a Mononucleose afeta principalmente as crianças. 

A médica explica a fragilidade do organismo dos bebês facilita o contágio por vírus, fungos e bactérias que podem estar presentes na saliva de crianças mais velhas e de adultos.

A melhor maneira de prevenir a doença, portanto, é além de evitar os beijos, também não permitir que a criança leve à boca objetos utilizados por outras crianças ou adultos. 

“Mesmo que seja algo muito comum, beijar crianças e recém-nascidos, a atitude não é indicada. Além do vírus da mononucleose, os bebês também podem adquiri outras doenças não tão graves, mas que para um organismo ainda frágil que está ganhando anticorpos pode ser fatal” explica. 

Segundo a médica, estima-se que mais de 90% da população adulta já contraiu o vírus da Mononucleose Infecciosa em algum momento da vida.

Mononucleose infecciosa (MI) é uma infeção geralmente causada pelo vírus Epstein–Barr (Foto: Divulgação)

Como é a transmissão?

Após o contato, o vírus fica incubado por cerca de quatro a oito semanas antes de se manifestar. Muitas vezes, a doença é confundida com uma gripe, pois a pessoa apresenta sintomas semelhantes, como febre, fadiga, dor e inflamação na garganta, dor de cabeça e sensação de mal-estar.

Há, ainda, outras formas de contágio que são mais raras, mas ainda assim podem ocorrer e exigem atenção. São os casos de contaminação por transfusão de sangue e via transplacentária.  A suspeita de contaminação pode ser indicada em um hemograma. Nesse caso, o médico irá solicitar a confirmação laboratorial através da resposta sorológica.

O que é?

Mononucleose infecciosa (MI) é uma infeção geralmente causada pelo vírus Epstein–Barr (VEB). A maior parte das pessoas é infetada pelo vírus durante a infância, idade em que a doença causa poucos ou nenhuns sintomas. Quando o vírus é contraído no início da idade adulta, a infeção causa frequentemente febre, inflamação da garganta, aumento de volume dos gânglios linfáticos do pescoço e fadiga.

O hábito de beijar os filhos pequenos na boca pode transmitir Mononucleose Infecciosa (Foto: Divulgação)