Saúde e Bem-estar

Doença inflamatória atinge mais mulheres do que homens

Uma pessoa com sintomas de bursite pode notar: Dor nas articulações e sensibilidade

Dores nos ombros, cotovelos e joelhos podem ser sintomas de bursite, uma inflamação da bursa, que de acordo com o ortopedista Jonathas Lopes, as dores ocorrem quando a pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares ficam inflamados.

“Essa bursa estão em vários locais do nosso organismo, e quando há inflamação da bursa e dos tendões adjacentes as dores começam a ficar intensas, a doença é muito comum principalmente em mulheres na faixa dos quarenta anos de idade” explica.

Segundo o médico, muitos pacientes sentem as dores e tomam medicamentos por si só, o que pode ser perigoso. “O tratamento de bursite deve ser feito sob orientação médica e inclui o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada. Mas tudo isso deve ser após passar por um exame com um especialista e nunca se automedicar” explica.

O ortopedista explica que exercícios fisioterápicos podem ajudar, mas devem ser orientados já que os sintomas dependem também de cada organismo. Exercícios de alongamento, de fortalecimento muscular e dos tendões muitas vezes indicados também devem passar por um profissional habilitado.

“A causa mais comum de bursite é a repetição de movimentos em determinadas articulações ou posições que possam causar danos às bursas. Qualquer pessoa pode desenvolver bursite, mas, de acordo com especialistas, alguns fatores podem aumentar o risco do surgimento da doença” explica.

Os pacientes devem procurar ajuda médica quando houver dores nas articulações ou em regiões próximas a elas, quando as dores se mantiverem por mais de uma ou duas semanas. Quando houver inchaço excessivo, vermelhidão ou erupções na área afetada, além de dor aguda, especialmente quando você se exercita ou faz algum tipo de esforço.

Sintomas de Bursite

Uma pessoa com sintomas de bursite pode notar:

Fonte: Minha Vida