Saúde e Bem-estar

Doenças podem ser transmitidas pelo beijo

A ginecologista Emilia Alexandrino explica quais os cuidados necessários para os dias de folia

Com a chegada do carnaval, muitos se preparam para as festas, bailes e blocos de rua atraem milhares de foliões por todo o país e muita paquera. Mas para trocar aqueles beijos são necessários alguns cuidados básicos com a saúde, já que doenças também podem ser transmitidas durante o beijo: por gotículas de saliva ou pelo contato com a lesão infectante.

De acordo com a ginecologista Emilia Alexandrino, resfriados, gripes, até doenças um pouco mais preocupantes podem ser transmitidas como a mononucleose infecciosa, catapora e caxumba, também conhecida como papeira. Ela explica que em um beijo que dura dez segundos são repassados 80 milhões de micróbios de uma pessoa para a outra.

“Pelo contato, é possível a transmissão dos herpes e até mesmo a sífilis, que é conhecida pela transmissão sexual, mas, se a pessoa tiver uma ferida ativa na boca, a doença é muito contagiosa e pode, sim, ser transmitida simplesmente pelo beijo” relata a médica.

Mononucleose infecciosa

A doença viral também é conhecida como “doença do beijo”, é a mais recorrente entre os jovens de 15 e 24 anos. O tratamento baseia-se no alívio dos sintomas com antitérmicos, controlar os sintomas de dor na garganta, cefaleia e mialgia com analgésicos, às vezes até usar um anti-inflamatório.

DST

Outras doenças sexualmente transmissíveis podem ser contraídas pela boca, devido ao sexo oral, entre elas a sífilis, gonorreia, clamídia, herpes, candidíase e HPV. As hepatites virais têm risco extremamente baixo de transmissão de sexo oral, mas também podem ser transmitidas” relata a médica.

Segundo a ginecologista, a melhor forma de prevenir é evitar esse contato com várias pessoas, já que “quanto maior a exposição, maior o risco de encontrar uma pessoa infectada e transmitindo uma infecção. Para de evitar o risco de transmissões, também é importante, fazer os exames periódicos e manter uma boa imunidade para prevenir as doenças. É preciso um pouco mais de cuidado” reforça.