Concursos e Emprego

7 dicas para empreender com sucesso

Coragem, organização, ousadia e conhecimento são algumas das marcas de um bom empreendedor

Seja um novato ou um veterano no mundo dos negócios, a vontade de ter o próprio negócio está sempre orbitando na cabeça de quem deseja criar algo de sucesso. Mas ser um empreendedor não é algo simples. Em um momento no qual o brasileiro busca alternativas para sair das dívidas e aumentar sua arrecadação, ter uma boa ideia pode ser importante. Para saber mais sobre como acabar com as dívidas, clique aqui.

 

Ser o dono do próprio negócio te dá uma sensação de liberdade e empoderamento. Você constrói as coisas e as observa crescer. Empreendedores fazem decisões por si mesmos, concretizam suas visões criativas e desenvolvem relacionamentos duradouros com outros empreendedores, clientes e vendedores. Mas esse caminho até o sucesso não é fácil. Se não houver comprometimento, sabedoria e uma dose de ousadia, é difícil convencer o público de que seu negócio pode ser um sucesso.

Por isso, este texto apresenta 10 dicas que podem ajudar aquela pessoa que está começando a empreender, e também aquele empresário experiente que quer mudar de carreira e se aventurar em novos voos.

1. Seja corajoso

Coragem é perseverança. Coragem é a atitude de conquista que esperamos de empreendedores. Coragem é a habilidade de continuar trabalhando quando todos dizem que você deveria desistir. Se você quer se tornar um empreendedor de sucesso, precisa ter coragem. Sem trabalho duro e perseverança, você não chegará a lugar algum no mundo do empreendedorismo.

2. Tenha paixão pelo que faz

Se você não ama o que faz, não faça. Como um empreendedor, você terá que gastar muitas horas e fazer sacrifícios pelo seu próprio negócio, em busca do sucesso dele em relação aos outros negócios. Se você não tem paixão pelo que faz, não terá motivação para continuar quando estiver estressado e cansado. Uma pesquisa recente mostrou que 44% dos empreendedores começaram seu negócio pois viram uma oportunidade de criar algo incrível. Eles têm paixão pelo negócio deles. Tenha paixão pelo que faz e ser um empreendedor fica um pouco mais fácil.

3. Seja paciente

Você acha que existe sucesso da noite para o dia? Não existe! Aquelas pessoas ou negócios que se tornaram um sucesso da noite para o dia na verdade trabalharam duro e por muito tempo para alcançar isso. Quando você acha que encontrou algo que tenha virado um sucesso repentinamente, vai ver que, na verdade, houve muito trabalho para alcançar esse lugar de reconhecimento.

Empreendedores de sucesso tomam o tempo necessário para alcançar sucesso. E muitos deles falharam no caminho. Se você acha que está levando muito tempo para alcançar o sucesso, dê um tempo a si mesmo. Fique tranquilo, continue trabalhando e em breve você será um empreendedor de sucesso.

4. Planeje suas finanças

Startups e negócios empresariais precisam de dinheiro. Faz parte do jogo. Muitos empreendedores gastam muito tempo procurando por dinheiro e pouco em ação, mas isso não significa que você pode se jogar de cabeça sem ter um plano sólido e sustentável. A maior parte dos empreendedores usam as próprias economias para fundar o negócio. Isso é muito arriscado. Planeje suas finanças já no início e se mantenha nisso, mas saiba que o plano precisará ser adaptado ao longo do caminho.

5. Conheça o seu público

Uma das razões mais comuns para os negócios empresariais falharem é a falta de conhecimento em relação ao público que a sua empresa atua. Se você começa um negócio ou cria um produto, mas não tem certeza de que tipo de pessoa vai comprar, esse tipo de pessoa pode nem existir. Antes de fazer um plano financeiro, levantar capital ou até mesmo escolher um nome, se assegure de que há um cliente que poderá comprar ou utilizar os seus serviços.

6. Valorize as críticas

Acredito que essa é uma das dicas mais importantes para um empreendedor aprender. As reclamações dos seus clientes ou fornecedores são o caminho para identificar as fraquezas do seu negócio. Leve os seus clientes à sério, e trate as reclamações com respeito. Seus clientes sabem o que querem, e irão te falar o que pensam. Capturar essas informações pode ser algo decisivo para a sua empresa.

7.  Networking, networking, networking

Não existe fazer networking demais. Ter boas conexões significa criar novos projetos, ter novas ideias e encontrar parceiros que podem te ajudar a melhorar e estruturar seu negócio de uma forma que você nunca imaginou. Você pode encontrar um novo contato enquanto bebe uma cerveja no bar do aeroporto ou conhecer seu próximo parceiro de negócio em um elevador ao ir para uma reunião, assim como nunca sabe quem pode estar sentado ao seu lado no ônibus. Converse com todos que tiver contato, pois nunca se sabe o que ela pode oferecer.