Atividade física regular é essencial para quem vai fazer concurso público - Folha de Boa Vista
SAUDE E ESTUDOS
Atividade física regular é essencial para quem vai fazer concurso público
Exercícios melhoram desde saúde mental até processo de aprendizagem
Por Folha Web
Em 29/11/2021 às 09:48
(Crédito: divulgação, istock)

Que a atividade física é essencial para qualquer pessoa em qualquer situação, é algo que a maior parte das pessoas já sabe. Além de conselhos médicos, matérias e reportagens na TV abordam os benefícios de uma vida ativa para a saúde de crianças, jovens, adultos e idosos. Mas você sabia que realizar exercícios regularmente também é muito importante para quem está estudando para prestar um concurso?

Muitos "concurseiros" priorizam os estudos, assistindo a aulas e revisando o conteúdo, mas deixam de lado o cuidado com a saúde física e mental. É fato conhecido que a rotina de quem estuda para realizar as provas de um concurso público é muito atribulada; afinal, a concorrência é grande e as vagas, quase sempre, são escassas. Logo, sobra pouco tempo para fazer qualquer outra coisa. Mas é preciso ter atenção com o próprio bem-estar.

A atividade física regular pode melhorar a saúde mental e o humor. Durante o exercício, seu corpo libera substâncias químicas que podem fazer você se sentir mais relaxado. Isso pode ajudá-lo a lidar com o estresse – principalmente, se você está prestes a realizar a prova para a qual estudou tanto, por exemplo – e reduzir o risco de depressão. Além disso, os exercícios podem ajudá-lo a adormecer mais rápido e a dormir por mais tempo.

Uma vida fisicamente ativa também é importante para o processo de aprendizagem, pois desenvolve o raciocínio lógico e a memória. O exercício estimula o corpo a liberar proteínas e outras substâncias químicas que melhoram a estrutura e a função do cérebro.

Outro benefício importante da atividade física regular é o fato de que ela ajuda a controlar o peso. Para manter o seu peso, as calorias que você ingere devem ser iguais à energia que você queima, e, para perder peso, você deve gastar mais calorias do que ingere. Vale ressaltar que alguns concursos públicos, durante a perícia médica, eliminam candidatos cujo Índice de Massa Corpórea (IMC) ultrapassa o limite. Se você vai prestar concursos públicos em breve, como o concurso TJDFT, por exemplo, é recomendado ler o edital atentamente.

Por fim, os exercícios podem reduzir o risco de doenças cardíacas. O exercício fortalece o coração e melhora a circulação. O aumento do fluxo sanguíneo aumenta os níveis de oxigênio no corpo. Isso ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, como colesterol alto, doença arterial coronariana e ataque cardíaco. 

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
0
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!