Concursos e Emprego

Concursos Cebraspe: como se preparar para as provas da banca organizadora

Banca organizadora do concurso SEFAZ RR, a Cebraspe tem método diferenciado de elaboração de prova

Para quem é concurseiro de plantão, a banca da Cespe/Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) é, sem dúvidas, uma das que mais causam medo e temor. Inclusive, ela é a banca organizadora do concurso SEFAZ RR (Secretaria de Estado da Fazenda de Roraima), que está com inscrições abertas até 24 de setembro – a previsão é de que a prova seja aplicada em novembro deste ano. 

A banca da Cebraspe possui um método próprio de aplicação e elaboração de provas, que foge bastante do modelo tradicional de provas aplicadas para concursos públicos, em que há, normalmente, “certo” ou “errado” no gabarito. Aqui, no entanto, há uma nova forma de responder ao gabarito.

Apesar de ser famosa por aplicar provas mais rígidas e diferentes do modelo tradicional, não é necessário se desesperar: o concurseiro que estiver bem preparado e seguir as próximas dicas poderá desbravar sem problemas uma prova da Cebraspe.

Fuja da decoreba

As provas do Cebraspe não são do tipo decoreba. Aqui, você será avaliado por suas capacidades de interpretação e conhecimentos, incluindo conhecimento sobre como funciona a própria avaliação. Por isso, o modelo da prova é diferente do tradicional de múltipla escolha, em que o candidato tem de escolher a resposta certa para a questão. 

Entenda como funciona a prova

O gabarito das provas aplicadas por essa banca é o seguinte: você poderá marcar “C” (de “Certo”) ou “E” (de “Errado”) nas folhas de respostas, o que significa que só há “verdadeiro” e “falso” para a resposta da questão. Uma coisa interessante desse tipo de prova é que, caso você deixe uma resposta em branco, a questão será anulada e você não perderá pontos; e, se você fizer uma marcação errada em uma questão, perderá pontos. 

Evite os chutes

Isso leva a outra dica importante: evite chutes na prova! Aqui, não é necessário colocar o cérebro para funcionar à toa e tentar chutar o que você acha que é o correto, uma vez que, se você deixar 50 questões em branco e acertar outras 50, a sua pontuação final será de 50. Desta maneira, você não corre o risco de perder acertos, pois evitará marcar chutes em questões que possivelmente errará.

Compare quantos “C” e “E” você marcou

Uma coisa para você prestar atenção é na quantidade de “certos” e “errados” que você marcou na prova. Faça uma contagem de quantos você marcou para cada para evitar que haja uma discrepância muito grande. Em uma prova que tem 120 questões, por exemplo, a tendência é que sempre tenha 60 “C” e 60 “E”, pois a banca prefere equilibrar as alternativas.