Concursos e Emprego

Motorista de caminhão que levava provas do concurso da PC é demitido

Informação é de gerente da Fundação Vunesp. Delegado presidente da comissão organizadora do certame afirmou que a Policia Civil acredita, inicialmente, que o motivo para o desvio da rota não teve envolvimento direto com as provas

O motorista do caminhão que transportava as provas do concurso da Polícia Civil foi demitido por justa causa após desviar da rota que levaria os exemplares ao local destinado ao armazenamento. A informação foi repassada nesta quarta-feira (10), pela gerente de concursos e vestibulares da Fundação Vunesp, Miriam Lopes Girelli.

Conforme ela, o homem pertence à transportadora que presta serviços há duas décadas para a banca organizadora. “Essa transportadora trabalha com a gente há quase 23 anos. Tem um protocolo que deve seguir. Sobre esse motorista, o que sabemos é que foi demitido por justa causa. Todos os processos e o desenrolar estão aqui na Polícia, como lá na transportadora, que está verificando”, disse.


A gerente de concursos e vestibulares da Fundação Vunesp, Miriam Lopes Girelli (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O diretor de Planejamento da Vunesp, Henrique Luiz Monteiro, disse que não houve negligência por parte da empresa na contratação da transportadora. “Contrataram um motorista que resolveu fazer o que fez”.

O caso é investigado pela Polícia Civil de Roraima. Presidente da comissão organizadora do concurso, o delegado Jimmy Santana, afirmou que a corporação acredita, inicialmente, que o motivo que provocou o desvio da rota não teve envolvimento direto com as provas transportadas.

“Isso não isenta a atitude do motorista, porque se a gente pensar na índole de uma pessoa, uma pessoa de boa índole, não vai intencionalmente romper um lacre de algo que ele não deveria romper. A investigação segue. Pode ser que esteja envolvido com algumas outras atividades e a Polícia Civil está trabalhando exatamente para identificar as razões que fizeram esse motorista fazer esse desvio de rota”, destacou Santana.


O presidente da comissão organizadora do concurso, o delegado Jimmy Santana (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O delegado declarou que, além das seis camadas adotadas pela Vunesp para garantir a segurança das provas, a Polícia Civil também possui suas vertentes, incluindo processo de inteligência.

“Nós temos outras camadas que a Polícia Civil está implementando internamente, pra que possa, eventualmente, identificar com antecedência alguma atividade ilícita que eventualmente alguém possa tentar fazer com relação à aplicação das provas. E a pretensão nossa é acompanhar, ininterruptamente, essas provas a partir do momento m que elas estejam em condições de ser confeccionadas”, enfatizou.

Provas inéditas


Provas estavam lacradas dentro de caixas com lacres (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O novo cronograma oficial do concurso público será divulgado ainda nesta quarta, no site oficial da Vunesp. As novas provas são inéditas e serão aplicadas entre o final de setembro e início de novembro, garante Miriam Lopes. “Não seríamos infantis de fazer uma prova em 15 dias e esquentar uma prova, não fazemos isso”, destacou.