Economia

Ações da empresa Cogna dando bons sinais de crescimento

O analista de mercado financeiro Matheus Lima comenta sobre a recuperação nas ações da empresa Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo

Em 2020, após as fortes quedas da pandemia, vimos uma recuperação incrível nas ações da empresa Cogna, do setor de educação. O preço chegou a voltar para o patamar que era negociado momentos antes da gigante desvalorização de março e abril do ano passado.

Essa recuperação teve fim no dia do IPO (Initial Public Offering) da Vasta, empresa controlada pela Cogna, que registrou uma queda no dia de 12,47% em 31 de julho. Desde então o preço das ações foi ladeira abaixo, deixando milhares de acionistas desesperados, considerando que ela chegou a cair aproximadamente 65% no total até dia 2 de março deste ano.

O conceito de tendência de movimentação de preço é muito simples. Topos e fundos ascendentes configura tendência de alta, e o oposto para baixa. O que podemos observar nas movimentações de cogna é justamente a desconfiguração da tendência de baixa de todos esses meses anteriores ao superar topos anteriores.

A região de preço do R$4,27 se mostrou altamente relevante por vários meses, ao perceber que quando a ação vinha ainda de queda segurou como suporte do preço, e ao conseguir romper e trabalhar abaixo dessa linha, mostrou dificuldade de superar. Isso se chama bipolaridade de preço.

O momento atual da ação começa a dar entendimento que a ação pode cessar com suas movimentações de baixa, e começar a fazer novos topos e fundos ascendentes, trazendo um ar de esperança para os que ficaram carregando a ação e sofrendo com as fortes quedas anteriores.