Economia

Benefícios corporativos contribuem para reter e atrair talentos; saiba com

Bons benefícios e plano de carreira são essenciais para formação de time com melhores profissionais

A retenção de talentos é um dos maiores desafios que uma empresa pode enfrentar; afinal, todos querem contar com profissionais de qualificações acima da média em sua equipe, mas a competitividade do mercado é muito alta. De acordo com relatório do HayGroup, referência no mercado de gestão de pessoas, 64% das grandes corporações têm dificuldades na retenção de talentos, um número que tende a ser ainda mais alto em empresas menores.

Hoje em dia, oferecer um salário alto já deixou de ser o suficiente. Com certeza, ainda é um fator importante, mas o que atrai e incentiva esses profissionais a permanecerem leais aos seus empregadores é um conjunto de vantagens, incluindo plano de carreira e especialmente benefícios corporativos. Além disso, é importante ter em mente que, como já foi enfatizado, o mercado é muito competitivo, e a qualquer momento uma empresa à altura pode fazer propostas mais interessantes aos seus funcionários, então a retenção de talentos é um desafio contínuo.

Quando o assunto são benefícios, a maioria das empresas oferece o que é garantido pelos direitos trabalhistas, como vale-transporte, vale-alimentação ou vale-refeição, 13º salário, FGTS e férias, por exemplo — que já são grandes atrativos aos funcionários. 

No entanto, alguns benefícios opcionais podem atrair ainda mais os colaboradores. Dentre os opcionais, os planos de saúde são um dos mais populares, ainda que muitas empresas estejam abrindo mão deles. Com a superlotação do sistema de saúde público, é praticamente uma obrigação da empresa oferecer uma alternativa para seus funcionários, então incluir um convênio médico na lista de benefícios é um grande diferencial.

Incentivar os funcionários a estudar e aprimorar sua formação também é uma excelente forma de reter talentos. Oferecer bolsas de estudos integrais ou parciais para cursos de longa duração, como graduações, especializações ou extensões profissionais, é uma forma de investir, tanto na equipe, quanto na empresa como um todo. Isso também faz com que o funcionário se sinta valorizado e mais satisfeito com o emprego.

Outros benefícios menores como vale-combustível, auxílio-creche, vale-cultura e qualquer coisa voltada para a prática de atividades físicas (como descontos em academias específicas, por exemplo) também são úteis para os funcionários de diversas formas. Isso mostra que a empresa se preocupa com as diferentes necessidades de cada colaborador, inclusive com seu lazer, no caso do vale-cultura e dos exercícios.

Dispor de um catálogo de benefícios variados não só deixa o lugar mais atraente para profissionais de fora, como também ajuda a tornar a equipe mais estável e satisfeita com seu trabalho.