Economia

Boa Vista é 1º lugar em ranking de cidades com cultura empreendedora

Capital roraimense também saiu do 47º para o 6º lugar na lista de cidades empreendedoras. Ranking é feito desde 2014.

A cultura empreendedora é forte em Boa Vista, é o que aponta o ranking produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor. Em primeiro lugar na lista, a capital roraimense está a frente de Macapá (AP), Palmas (TO) e Brasília (DF).

O relatório do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) apresenta os 101 municípios mais populosos do Brasil, organizados conforme as melhores condições para empreender. O ranking é feito desde 2014.

“Um dos temas de busca levados em consideração na pesquisa foi o empreendedorismo feminino, porque sabemos da importância das mulheres para o desenvolvimento econômico, social e sustentável. Além disso, entendemos que o ICE 2023 pode contribuir para esse debate”, argumenta Kamyle Medina, coordenadora-geral substituta de Pesquisa da Enap.

Boa Vista também saiu do 47º para o 6º lugar na lista de cidades empreendedoras. Segundo o relatório, este expressivo ganho de posições está relacionado ao interesse das pessoas e das instituições do município pelo empreendedorismo. A ferramenta de buscas utilizada pela pesquisa foi o Google Trends.

“Em outras palavras, o destaque da capital de Roraima está associado a aspectos ligados à iniciativa em se tornar empreendedor e ao engajamento nas principais instituições de apoio ao empreendedorismo, como Sebrae, Simples Nacional e Senac. Também houve progresso na área de inovação. Nesse caso, impulsionados pela economia criativa e pela ampliação de empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC)”, detalha o relatório.

Ranking geral

1º São Paulo (SP)
2º Florianópolis (SC)
3º Joinville (SC)
4º Brasília (DF)
5º Niterói (RJ)
6º Boa Vista (RR)
7º Curitiba (PR)
8º Rio de Janeiro (RJ)
9º Macapá (AP)
10º Goiânia (GO)