Economia

Como identificar oportunidade na Bolsa de Valores com indicadores gráficos

As ações na Bolsa de Valores são influenciadas por muitos motivos. Seja por algum comportamento corporativo onde ela possa ter se beneficiado aumentando lucros ou até mesmo se prejudicado por alguma falha governamental.

Independente disso, tudo se volta ao preço. O que faz subir ou descer é importante para o conhecimento do investidor, mas é essencial que ele saiba analisar o preço. E para isso, foram criadas ferramentas conhecidas como indicadores gráficos, que auxiliam o investidor a identificar o momento certo para comprar ou vender e ganhar dinheiro

Como educador eu sempre sou questionado sobre qual é o melhor de todos, para evitar que os investidores que atendo percam tempo com coisas desnecessárias. Pensando nisso acabei criando um indicador que rastreia o início de tendências de alta nas ações.

Existem dois tipos de indicadores técnicos na Bolsa de Valores: os rastreadores e os osciladores. O primeiro serve para te ajudar a identificar momentos para comprar uma ação que já vem de uma movimentação de alta. Ou seja, você está vendo uma ação subir e quer comprar no momento certo, logo, você busca entrar junto dessa movimentação, a favor dela.

Já os indicadores osciladores funcionam de maneira diferente. Você está vendo uma ação cair continuamente, mas não sabe até onde ela pode cair para que você possa comprar no momento certo, evitando comprar na queda e ver sua ação continuar caindo por muito mais tempo, logo, ele busca identificar exagero das quedas, para você comprar.

Indicadores gráficos são ferramentas importantíssimas para auxiliar o investidor, e foi com esse intuito que criei meu próprio indicador, baseado em estratégias para aproveitar as melhores oportunidades na Bolsa de Valores diariamente. E você também pode aplicar essas ferramentas citadas acima para todo tipo de operação, até para daytrade.


Analista de mercado Mateus Lima criou um indicador que rastreia o início de tendências de alta nas ações (Foto: Divulgação)