Economia

Confira as datas da restituição do Imposto de Renda

Em 2021, a Receita Federal já pagou três lotes de restituição

Você que não recebeu a restituição do Imposto de Renda, saiba que a Receita Federal pagará dois lotes para os contribuintes ainda no mês de agosto e setembro. 

O Órgão já pagou três lotes de restituição do Imposto de Renda. No total, foram R$ 17,8 bilhões para 12,75 milhões de contribuintes. 

O quarto lote será no dia 31 de agosto e o quinto no dia 30 de setembro. A Receita não informa previamente quando irá pagar a sua restituição. 

Alguns dias antes do pagamento de cada lote é necessário que o contribuinte acesse o site da Receita para verificar se a sua restituição será paga naquele lote. 

A restituição obedece a uma fila de entrega, ou seja, o contribuinte que envia a declaração antes recebe a restituição primeiro. 

Apenas os idosos, pessoas com deficiência e professores tem preferência no pagamento, ou seja, recebem antes dos demais contribuintes. 

Para saber se a sua declaração foi liberada é necessário acessar o site da Receita ou usar o aplicativo para pessoa física. Além disso, é possível checar através do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os sistemas IOS e Android.