Economia

Saiba se você tem direito e como receber o PIS/PASEP

O abono salarial do PIS/Pasep que será pago neste ano, que será de até R$ 1.212, é referente aos trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada ao longo de 2020.

O calendário para o início de pagamento do abono salarial PIS/PASEP foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência e pela Caixa Econômica Federal (CEF), nessa segunda-feira, 10.

Com a aprovação do calendário pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o início dos pagamentos do benefício ocorrerá no dia 8 de fevereiro para os trabalhadores nascidos no mês de janeiro, e segue com novas liberações até o dia 31 de março, quando será realizado o depósito aos nascidos de dezembro.

É importante lembrar também que o abono salarial do PIS/Pasep que será pago neste ano, com valores de até R$ 1.212, é referente aos trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada ao longo de 2020.

Já os trabalhadores que exerceram atividade no ano passado e também estavam na expectativa para a liberação do benefício este ano deverão aguardar os novos pagamentos apenas em 2023.

CALENDÁRIO

PIS

Mês de nascimento
Data de pagamento do PIS

Janeiro
08 de fevereiro

Fevereiro
10 de fevereiro

Março
15 de fevereiro

Abril
17 de fevereiro

Maio
22 de fevereiro

Junho
24 de fevereiro

Julho
15 de março

Agosto
17 de março

Setembro
22 de março

Outubro
24 de março

Novembro
29 de março

Dezembro
31 de março

PASEP

Número final da inscrição
Data de pagamento do Pasep

0
15 de fevereiro

1
15 de fevereiro

2
17 de fevereiro

3
17 de fevereiro

4
22 de fevereiro

5
24 de fevereiro

6
15 de março

7
17 de março

8
22 de março

9
24 de março

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação. É possível ainda receber pelo Caixa Tem, através da poupança social digital.

Informações sobre o PIS podem ser obtidas a partir de 1º de fevereiro pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer consulta ainda no site http://www.caixa.gov.br/abonosalarial/ ou no app CAIXA Trabalhador. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.