Economia

Conheça maneiras inteligentes de utilizar o 13° salário no fim de ano

Economista e colunista da FolhaBV, Jádila Andressa, revela 3 maneiras de usar o 13º salário de acordo com a realidade financeira

A questão financeira está entre as principais situações que impacta na vida das pessoas. Quando ela está em desequilíbrio, pode refletir em várias outras áreas, principalmente no fim de ano, quando os gastos tendem a ser mais elevados, devido às festas e a compra de presentes. É neste período que chega às mãos do trabalhador um dos principais benefícios: o 13º salário.

Muitas pessoas já esperam e fazem planos com esse recurso. Para orientar como utilizar de forma inteligente este dinheiro, a economista e colunista da FolhaBV, Jádila Andressa, revelou três sugestões de uso de acordo com a realidade financeira de cada pessoa. Veja as dicas:

A primeira recomendação é quitar as dívidas. Segundo ela, nesta época do ano os gastos acabam por extrapolar o orçamento por conta das confraternizações. Se a pessoa dispõe de um orçamento apertado e ainda tem dívidas, o ideal é usar o dinheiro para desafogar este orçamento. 

“Se você estiver endividado o ideal é que use esse 13° para quitar essas dívidas. Comece pelas dívidas que estão relacionadas a serviços essenciais no seu dia a dia e podem sofrer algum tipo de suspensão como água e energia. Depois verifique as dívidas que possuem juros maiores e tente fazer um abatimento. É importante frisar que cada pessoa possui uma realidade financeira diferente, por isso, analise suas próprias dívidas, e utilize o valor do 13° da melhor maneira possível para você”, indicou. 

Outra forma de planejar o uso deste benefício é poupando o valor para compromissos futuros. A economista desta que assim como no final de ano, o início do ano também traz muitos gastos, por isso é importante se planejar para evitar um começo de ano com problemas financeiros.

“Uma maneira inteligente de utilizar o 13° salário é guardar o valor para os compromissos futuros,  Se o seu orçamento está apertado, mas, sem dívidas, o 13º é uma ótima chance de continuar sem dívidas. Usando esse dinheiro para as despesas extras de início de ano você consegue manter seu orçamento, e o mais importante sem contrair dívidas”, assegurou.

Uma última dica para a utilização do décimo é reservar o dinheiro. Para Jádila, se a pessoa é organizada e já está com o planejamento pronto, tanto paras as despesas extras de fim de ano, quanto para as de início de ano, o certo é utilizar o 13º salário para iniciar a reserva de emergência ou aumentá-la.

“Já falamos sobre a importância da reserva de emergência aqui várias vezes, e com a pandemia, mais uma vez aprendemos a importância de ter uma reserva financeira, pois sempre aparecerem imprevistos e crises”, finalizou a economista.