Economia

Dia das Crianças deve movimentar R$ 13 milhões no comércio roraimense

O avanço da vacinação contra a pandemia de Covid-19 promete um Dia das Crianças com o maior volume de vendas dos últimos cinco anos, sendo a CNC

O comércio roraimense deve arrecadar este ano pouco mais R$ 13 milhões em vendas no Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a terceira data comemorativa mais relevante do calendário do varejo brasileiro, atrás apenas do Dia das Mães e do Natal, deverá apresentar uma movimentação financeira maior desde 2015.

Eletrônicos e brinquedos devem permanecer como destaque, correspondendo a 31% do volume projetado, seguidos pelo ramo de vestuário e calçados, cujo crescimento real em relação a igual período do ano passado deve ser o menor entre os ramos avaliados.

Conforme explicou o assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, este ano terá resultado maior em toda a série histórica, crescendo 14% em relação ao ano passado, e 1,1% em comparação com o ano 2019, antes da pandemia.

“Essa deve ser a segunda data comemorativa seguida, que apresenta aumento nas vendas em relação ao período anterior à pandemia de Covid-19. Antes do Dia das Crianças, apenas o Dia dos Pais tinha conseguido esse crescimento”, afirmou Martinez.

O presidente da Fecomércio/RR, Ademir dos Santos, disse que a redução das restrições impostas ao comércio por conta da pandemia da covid e o aumento da circulação de consumidores nos centros comerciais, em virtude do aumento da vacinação, deve impulsionar esse crescimento. “O aumento dos preços na parte de brinquedos, bicicletas, videogames e doces impendem uma elevação ainda mais expressiva nas vendas”.