Economia

Empresários do comércio em Roraima mantêm confiança, revela pesquisa

Presidente do Sistema Fecomércio afirmou que apesar da queda, grau de otimismo dos empresários aumentou se comparado com janeiro de 2021

Os números de casos de Covid-19 em Roraima voltaram a aumentar, mesmo assim os empresários do setor do comércio mantêm o otimismo e a confiança. É o que mostra a pesquisa que analisa o Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O estudo foi divulgado nesta quarta-feira, 26. 

De acordo com o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em Roraima (Fecomércio-RR), Fábio Martinez, “o nível de confiança dos empresários roraimenses foi de 120,0 pontos em janeiro de 2022, mantendo-se pelo 16º mês seguindo com resultado acima do nível de indiferença”, apontou.

Apesar do índice demostrar um certo grau de otimismo por parte dos empresários roraimenses, o resultado apresentou uma queda pelo terceiro mês consecutivo.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD no estado, Ademir dos Santos, afirmou que apesar da queda, “o grau de otimismo dos empresários aumentou se a gente comparar os números de janeiro de 2021. Um destaque que a pesquisa mostrou este ano é a expectativa dos empresários com a economia brasileira, inclusive com a possibilidade de contratação de novos colaboradores”.   

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os resultados da pesquisa refletem o avanço da vacinação e a consequente relativa volta à normalidade.

“Mesmo com a propagação da variante Ômicron, a vacina tem garantido um impacto menor da covid-19 na população, com sintomas mais leves e redução da taxa de mortalidade. Esse sentimento de segurança vem contribuindo para que os empresários já enxerguem uma pequena melhora nas condições econômicas, no curto prazo”, avaliou.