Economia

Fim de ano pode ser período ideal para reformas em casa

Fazer pequenas mudanças já é o bastante para repaginar seu lar; aproveite final do ano para seguir nossas sugestões de como reformar sua casa

Além de ser marcado pelas comemorações de Natal e Réveillon, é comum aproveitar o final do ano para fazer reformas em casa. O recebimento do 13º salário, junto com a chegada das férias, fazem deste o momento ideal para planejar ajustes no lar.

E o mercado já está se aquecendo. Após um período complicado, devido à alta de preços provocada pela pandemia de Covid-19, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção projeta um avanço no setor de 8% até o final do ano, em relação a 2020. 

Mesmo se a grana estiver curta ou se você é do tipo de pessoa que fica com dor de cabeça só de ouvir a palavra “obra”, não precisa se preocupar. É possível fazer reformas que, mesmo rápidas e pontuais, dão uma nova cara aos cômodos. 

Confira abaixo quatro sugestões de mudanças que você pode fazer no fim de ano na sua casa.

1. Mude a cor das paredes

Pintar as paredes é, certamente, a forma mais fácil de transformar um ambiente. É interessante procurar por marcas que tenham tintas de secagem rápida. Algumas delas até mesmo oferecem simuladores virtuais para você ver na tela do celular como ficará o local após a pintura.

Uma outra forma de fazer essa mudança é lançando mão de papéis de parede. Existem diversas opções no mercado – desde as mais simples até as coloridas e cheias de detalhes. Não se esqueça de prestar atenção ao comprimento do papel e de seguir as instruções no momento da aplicação.

2. Troque os pisos

Além de transformar as paredes, você pode dar uma nova cara ao seu lar trocando o piso. É possível fazer isso da forma tradicional, removendo as peças, limpando a superfície e aplicando o novo piso com a argamassa, ou utilizando a técnica de piso sobre piso.

Com esse método, você consegue instalar um novo sem precisar retirar o atual, otimizando o tempo e diminuindo os custos. Basta checar se há alguma peça solta e como está o nivelamento. Caso não esteja plano, aplique massa autonivelante antes de instalar.

E não faltam opções para fazer essa substituição. Para ambientes internos, é interessante utilizar um porcelanato esmaltado, enquanto para ambientes externos, como garagens, varandas e quintal, o porcelanato técnico é uma ótima opção. Antes de fazer a troca, pesquise bem para saber qual tipo de piso ficará mais harmônico no cômodo reformado.

3. Renove os móveis e a decoração

Às vezes, tudo que sua casa precisa é de uma repaginada na decoração. Uma boa maneira de fazer isso é comprando novos móveis que não apenas embelezem o lugar, mas que também tragam praticidade e conforto. Você vai perceber como as coisas ficam diferentes com uma simples troca de cortina e a compra de um novo hack, por exemplo.

4. De olho na rede elétrica e hidráulica

Não adianta deixar a casa bonita se ela não for funcional, ou até mesmo oferecer perigos para você e sua família. Aproveite o momento de arrumação para checar as condições da fiação e do encanamento. Como essas são partes mais técnicas, vale procurar um profissional para dar uma força.