Economia

Fluxo de caixa negativo aumenta desemprego e riscos de PMEs

Crise e má gestão têm diminuído receita no caixa, dificultando pagamento de funcionários e atividades de pequenas e médias empresas

A terceirização e a instabilidade econômica motivou que muitos brasileiros abrissem um CNPJ para prestar serviços como pessoas jurídicas. No entanto, de acordo com o Relatório Global Sobre a Situação das Pequenas Empresas, divulgado pela Agência Brasil, o cenário econômico ainda não é animador, principalmente para as pequenas e médias empresas (PMEs).

Segundo os dados divulgados, apenas nos dois primeiros meses de 2021, a taxa de fechamento de empresas chegou a quase um quarto em todo o mundo. Em outubro de 2020, no entanto, a taxa era de 16%, indicando um aumento significativo.

Ao relacionar com os dados de maio, o cenário pode ficar ainda menos motivador, chegando a 29%. O Relatório Global apontou ainda que o impacto nas vendas e fluxo de caixa negativo estão relacionados com uma redução de até 30% nos empregos das pequenas e médias empresas ao redor do mundo desde o início da pandemia.

Saúde financeira é o segredo, de acordo com especialistas

Para muitos dos especialistas que analisaram o relatório e buscaram oferecer soluções para que as empresas não sofram com esses problemas, a busca por uma saúde financeira é a principal alternativa para sair dessa situação, seja atuando como MEI (Microempreendedor Individual), EI (Empresa Individual) ou outras categorias de CNPJ, por exemplo. 

De acordo com os profissionais consultados, ter um fluxo de caixa saudável é importante especialmente para as pequenas e médias empresas, que podem ter muito de sua receita comprometida com o pagamento de funcionários. O domínio de processos, produtos e serviços também precisa ser bem desenvolvido, a fim de seguir um planejamento estratégico que leve a um bom controle financeiro.

Quando uma empresa se encontra no vermelho, com um fluxo de caixa negativo, o primeiro passo é analisar toda a estrutura da organização. Afinal, esse indício mostra a necessidade de identificar os erros para que sejam corrigidos o quanto antes, a fim de reverter o cenário e cessar os prejuízos materiais e humanos.

Ter uma planilha de fluxo de caixa organizada pode ser uma maneira mais simples e prática para identificar erros, principalmente quando ela é alimentada com frequência. Especialistas indicam que essa planilha de fluxo deve estar atualizada de acordo com a demanda, principalmente quando há entradas e saídas diárias, facilitando que informações importantes sejam perdidas durante esse processo. Portanto, evitar e identificar esses possíveis furos ajuda a ter uma visão mais completa da saúde da organização.